Olimpíadas Tóquio 2020: cinco dicas para acompanhar os jogos online

O Google trouxe em suas plataformas novidades que vão desde um “passeio” pelas ruas do Japão até o Assistente, treinado para oferecer respostas rápidas sobre as competições

Por Juliam Nazaré

Se adaptando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Google ganhou algumas novidades em suas plataformas para aproximar os espectadores. Elas vão desde um “passeio” pelas ruas do Japão até o Assistente, treinado para oferecer respostas rápidas e curiosidades sobre as competições.

Uma delas é o Doodle Champion Island, que ganhou um joguinho com visual retrô em 16 bits inspirado nas Olimpíadas. Criado em parceria com o estúdio japonês Studio4ºC, o jogo traz competições de skate, rugby, escalada, tênis de mesa e outros. No Doodle é possível caminhar pela “vila Olímpica” e participar de competições.

Dicas para acompanhar as Olimpíadas online

Além do novo jogo interativo, o Google também destacou algumas novidades para que os espectadores fiquem informados e acompanhem o que acontece por Tóquio.

1. Busca do Google: ao buscar pelo termo “Olimpíadas” no Google, é possível encontrar informações recentes sobre os eventos, esportes e atletas. Também há destaques sobre as pontuações e classificações dos países, além de vídeos diários dos principais momentos, destaques e notícias — o Google Trends também traz estatísticas e números sobre as Olimpíadas.

2. YouTube e Google TV: o Google estreia no YouTube Originals conteúdos como o “Strive”, “How to Olympics” e “Break the Record”. Também há um documentário de longa-metragem chamado World Debut, que foi lançado antes das cerimônias de abertura dos jogos.

3. Pergunte ao Google Assistente: para saber quem ganhou algum jogo, quantas medalhas algum país ganhou, ou mesmo descobrir curiosidades, basta perguntar ao Assistente. Ele está preparado para responder perguntas sobre as Olimpíadas tanto nos celulares, TVs, alto-falantes inteligentes ou outros dispositivos.

4. Uma “visita” ao Japão: o público das Olimpíadas está restrito aos japoneses, por causa das medidas de contenção contra o coronavírus (Sars-Cov-2). Portanto, plataformas como o Street View, Google Arts & Culture e Tradutor ganharam novidades relacionadas ao evento. Assim, é possível conhecer o Mt. Fuji, passear pelas cavernas cintilantes do país ou aprender um pouco do idioma japonês.

No Arts & Culture, o Google destaca o “Made in Japan”, com detalhes sobre o artesanato local; o “The Makers”, que explora comidas culturais do Japão; e o “Umami Land”, com curiosidades culinárias.

5. Aplicativos das Olimpíadas: para quem prefere acompanhar por aplicativos, o Google separou uma página especial com destaques também para alguns jogos. Além do app oficial das Olimpíadas, é possível encontrar outros de streaming, notícias e até mesmo para treinos.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tiveram abertura nesta sexta-feira (23) e o encerramento deverá acontecer em 8 de agosto.

Deixe um comentário