Quanto custa ter câncer

Tudo na vida tem um preço ou um custo. Para quem não tem conhecimento, ter câncer acarreta um enorme choque de realidade e custa, além de muito sofrimento, muito dinheiro.

Sofrimento físico e psicológico. Incertezas e ameaças. Tratamentos agressivos e, muitas vezes mutilantes. Medicamentos de uso contínuo e exames caros. Por fim, mas não por último, a ameaça de recidivas e metáteses, para o resto da vida.

Não bastasse tudo isso, o paciente tem ainda o pesado encargo de buscar e fazer valer o seus direitos, enfrentando todo tipo de empecilhos, numa verdadeira “via crucies”, que muitos não conseguem transpor.

Diante dessa inesperada sobrecarga que adiciona à sua vida um custo emocional e financeiro, o paciente de câncer merece uma proteção especial do Estado, muito embora tenha sido necessário um verdadeiro garimpo das muitas legislações que tratam do assunto.

Um grande número de documentos é indispensável para que o paciente possa requerer seus direitos, laudos, exames, radiografias, tomografias, em muitos casos podem se tornar essenciais para a comprovação de uma situação garantidora de seus direitos.

A destruição desses documentos pode trazer sérios prejuízos ao portador do câncer tanto na área médica quanto na jurídica. Para evitar esses prejuízos, é recomendado guardar, em lugar seguro, os resultados dos exames, sobre tudo depois do diagnóstico da doença.

Também é muito importante ao paciente quando for requerer algum dos benefícios a que tem direito, sempre fazer em duas vias, tendo sempre uma em mãos protocolizada.

Documentos que devem ser muito bem guardados e ter fácil em mãos:

Laudos e relatórios médicos; certidão de nascimento – paciente e dependentes; certidão de casamento/divórcio; carteira de trabalho e previdência social – CTPS; Carnês de contribuições providenciarias; contratos e comprovantes de pagamento de plano de saúde; apólices de seguro;  contrato de financiamento da casa própria; cartão Pis/Pasep; extrato do FGTS; declaração do imposto de renda; contracheques; carta de concessão de aposentadoria; memória de cálculo de benefícios previdenciários; receitas médicas e notas de compras de medicamentos; outros documentos que possam instruir os requerimentos e provar a existência de direitos.

O Pacientes com câncer têm diversos direitos e benefícios  garantidos por lei, como por exemplo: Auxílio-doença. Saque do FGTS e do PIS/ PASEP. Isenção do Imposto de Renda.  Prioridade em processos. Acesso a tratamento e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Reconstrução de mama. Compra de veículos.