Intoxicação por petiscos caninos. O que se sabe e como prevenir

Os animais intoxicados apresentaram sintomas como cansaço repentino, desconforto abdominal, diarreia, vômito e convulsões

Nos últimos dias comentários tomaram a internet, colocando em alerta tutores de pets, pelo aumento no número de morte de cães intoxicados. A Polícia Civil de Minas Gerais, investiga e suspeita que a intoxicação ocorreu após a ingestão de petiscos caninos.

Danúbia Quadros, delegada responsável pelas investigações do caso, afirma que seis cachorros são de Belo Horizonte e dois no estado de Goiás.

A PC recebeu amostras de petiscos de pelo menos oito tutores que afirmam que os animais começaram a passar mal após o consumo do produto.

Causa

Conforme um laudo preliminar feito por veterinários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em um dos cães examinados, a biópsia apontou graves lesões renais, associadas a alterações clínicas metabólicas, que causaram a morte.

Neste primeiro relatório, foi indicado que a intoxicação se deu por etilenoglicol (composto químico largamente utilizado como um anticongelante automotivo). Porém ainda não é possível afirmar que as outras mortes foram pelo mesmo motivo.

Sintomas

Segundo a delegada, os animais intoxicados apresentaram sintomas como cansaço repentino, desconforto abdominal, diarreia, vômito e convulsões.

A polícia pede para que tutores que identificarem estes sintomas em seus pets depois da ingestão do produto, comuniquem a polícia e procurem ajuda veterinária o quanto antes.

Produtos suspeitos

Segundo a polícia, os petiscos identificados até o momento são: o dental care, every day, petz snack, cuidado oral, todos da linha Petz fabricados pela empresa Bassar.

Alternativas

Para evitar estes problemas você pode oferecer petiscos naturais para seu cão. Algumas das opções são:

Vegetais

Abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, mandioquinha, rabanete, repolho, vagem e batata. Todos devem ser oferecidos cozidos.

Frutas

Banana, melancia, melão, manga (sem caroço), mamão (sem semente), maça (sem semente), pêra (sem semente), pêssego (sem caroço).