Saúde recebe tablets para auxiliar nas atividades diárias das agentes comunitárias
“O maior desempenho de bateria e funções permitirá a praticidade dos trabalhos”, destaca o secretário de Saúde Lucas Abreu
Na semana que passou, Cantagalo realizou a entrega de 24 tablets às agentes comunitárias de saúde. Foram investidos cerca de R$ 28 mil para aquisição dos equipamentos, adquiridos por meio de convênio firmado com o governo do estado e com recursos em contrapartida do município.
De acordo com o secretário de Saúde Lucas Abreu, o pedido passou por resolução exclusiva para a compra dos tablets, destinado a secretaria, mais especificamente para as agentes comunitárias, tanto as que já atuam, quanto as que estão fazendo o curso técnico online para o cargo.
“Embora tenha alguma agente afastada por licença médica ou que desempenhe outra função, estas também receberam um tablet por conta do curso técnico”, afirma o secretário.
Lucas conta que o convênio para a aquisição do equipamento foi assinado quando ele assumiu a secretaria. “Faz quase um ano desde a assinatura até a entrega”.
Valorização do trabalho
O secretário destaca que os tablets foram adquiridos como forma de valorizar o trabalho diário das agentes de saúde. “Com um equipamento melhor, elas terão plenas condições de desenvolver o seu trabalho. Tablets mais rápidos facilitam o serviço. Dessa forma, as agentes não precisam se estressar mais com equipamento ineficiente, travado e de pouca duração de bateria, tendo que colocar o tablet para recarregar na casa de um paciente”.
A descrição do aparelho já havia sido incluída na resolução, de acordo com as especificações necessárias, pedidas pela secretaria. Lucas explica que a empresa responsável pela entrega dos tablets, não tinha, em certo momento, os equipamentos com as especificações pretendidas. Por conta disso, acabaram entregando tablets com características superiores.
“O maior desempenho de bateria e funções permitirá a praticidade dos trabalhos”, ressalta Lucas.
Processo para aquisição
Desde que assumiu a secretaria, Lucas acompanhou todo o processo de aquisição dos tablets, da assinatura até a concretização da licitação, com a entrega dos equipamentos pela empresa responsável.
“Foram muitos dias buscando orçamento, por conta das características do equipamento que procurávamos. Além disso, eram poucas as empresas que forneciam este tipo específico de tablet. Mas, enfim conseguimos”.
Lucas agradece ao prefeito João Konjunski pelo incentivo que tem dado à saúde municipal. “Ele tem sido muito atuante junto a secretaria. Foi gratificante ver as agentes contentes com a aquisição dos tablets, sabendo que seu trabalho será mais ágil porque agora tem um equipamento de qualidade e com maior possibilidade de uso”.