Laranjeiras do Sul: Câmara reconhece Utilidade Pública de Sociedade Protetora de Animais

Segundo o vereador Rodrigo Scheis, a aprovação fortalece a causa animal. “A utilidade pública beneficiará este propósito que envolve acima de tudo saúde pública”

A Associação Sociedade Protetora de Animais (ASPA), fundada em 11 de janeiro de 2022, recebeu nesta segunda-feira (12) o título de Utilidade Pública pela Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul. O texto, aprovado por unanimidade, é de autoria do vereador Jovanildo Viola (Juvinha) e assinado por Rodrigo Scheis, Joel Demétrio, Ademilson Moraes, Halisson Galvan e demais vereadores. Agora, a proposta segue para sanção do Poder Executivo.

Defesas da proposta

Na prática, esse reconhecimento legal da associação, que engloba todos os animais, mas em especial cães e gatos, habilita a receber incentivos de natureza pública, da mesma forma que o programa Dinheiro Direto na Comunidade.

Segundo o vereador Rodrigo Scheis, a aprovação fortalece a causa animal. “A utilidade pública beneficiará este propósito que envolve acima de tudo saúde pública. São muitos protetores e protetoras envolvidos, mas que precisam de recursos para encaminhar os atendimentos. A aprovação colabora especialmente neste sentido”, enfatiza Scheis.

De acordo com Juvinha, fortalecendo a associação, o Poder Público reforça o apoio nas ações de controle e cuidado dos animais.

“O castramóvel retomou os atendimentos, mas segundo levantamento de equipes da saúde e agricultura, responsáveis pelas ações de castração, muito munícipes não querem se envolver. No entanto, o animal atendido precisa de um tutor que garanta sua recuperação. Com esta entidade protetora, até mesmo esses cuidados poderão ser fortalecidos e ganhar aliados”, destaca o vereador.