Cuidados necessários com os animais de estimação durante o frio

Vários detalhes devem ser observados nos animais, como mudança de comportamento, tosse e apetite

Com a mudança repentina do clima, muitas pessoas ficam doentes. Com os animais de estimação não é diferente. Muitos tutores ficam em dúvida de como proteger seus pets do frio, e evitar doenças, como cinomose, patologia que ataca o sistema nervoso dos cães e a gripe canina.

Os cuidados variam de acordo com a espécie, idade, pelagem e outras características do animal.

Comportamento

Vários detalhes devem ser observados nos animais, como mudança de comportamento, tosse e apetite. Algumas raças possuem o aparelho respiratório propício ao desenvolvimento de doenças. Alguns cuidados são necessários para manter o bem-estar animal nos dias de frio.

Dicas de cuidados

• Evite tosar os animais. Fazer o procedimento quando for realmente necessário.

• Proteja os animais nos dias de frio, caso ele não possa dormir dentro de casa, o ideal é reservar um cômodo confortável com cama e cobertas, sem estar em contato direto com o chão.

• Animais idosos e aqueles que possuem uma pelagem curta, precisam de roupas adequadas mesmo dentro de casa.

• Os banhos devem ser sempre com água morna. Em raças mais sensíveis ou em animais idosos, a sequência deve ser reduzida. Com a baixa quantidade de banho, aumenta a necessidade de escovação.

•Os animais tendem a se lamber mais no frio, por isso engolem muitos pelos, que formam bolas no estômago e intestino, por isso é importante a escovação diariamente.

• Mantenha sempre as vacinas em dia. A pneumonia e a tosse são mais comuns em dias de frio.

• Estimule a prática de exercícios com brinquedos, com passeios de preferência em horários de sol.