Emoji de ‘polegar para cima’ divide opiniões entre os internautas jovens
Alguns consideram a reação positiva, para outros é algo ofensivo. Para as pessoas com 24 anos ou menos, o emoji não é algo legal, pois assume um caráter “hostil”
Um post nas redes sociais, tem causado várias polêmicas ao revelar as diferentes interpretações entre os emojis e figurinhas de ‘polegar para cima’. Alguns consideram uma reação positiva, para outros é algo ofensivo.
A polêmica começou quando alguém iniciou com um post onde diz, trabalhar em meio a vários adultos e ter ficado desconfortável com o uso do emoji de “joinha”.
Segundo relata o depoimento, o jovem diz que toda sua equipe usa o Microsoft Teams, e o polegar para cima indica concordância na mensagem.
O autor do post revela que não utiliza o emoji. “A maioria dos colegas de trabalho usa a reação do ‘polegar para cima’, o tempo todo, eu não uso muito. Prefiro reagir com emoji de coração ou respondo mesmo que seja um ‘ótimo’.
Significado
Pelo que parece, para as pessoas com 24 anos ou menos, o emoji não é algo legal, pois assume um caráter “hostil”. Trata-se de uma clara diferença entre as gerações, um reflexo da evolução da linguagem não verbal.
O facebook, foi uma das principais empresas a usar o símbolo como sinônimo de algo positivo, o popular “curtir”.
Já o twitter, tiktok e instagram, são as redes mais populares entre os jovens, que utilizam o emoji de coração para simbolizar concordância
Gerações
Os mais velhor, veem o uso do emoji de coração como algo improprio no ambiente de trabalho. Em geral é comum usar o emoji para algo relacionado a amor, paixão ou assuntos informais.
Uma pesquisa feita em julho de 2022 no Facebook e Instagram revelou quais são os desenhos mais usados. Curiosamente, não é nem o polegar, nem o coração que ficou no topo da lista. O emoji ‘chorando de tanto rir’ foi o destaque, afinal dar risada não tem idade