Alunos de Virmond ilustrarão livro do professor e escritor Norbert Heinz
“Com este projeto, as crianças se sentem pertencentes ao mundo da literatura, o que auxilia na formação de leitores ou de possíveis escritores e ilustradores”, relata Norbert
A Escola Henrique Kryger de Virmond recebeu, na semana que passou, a visita do professor e escritor Norbert Heinz, desenvolvendo seu trabalho de incentivo a literatura, iniciado em 2020 no município.
Esta é a terceira vez que o professor esteve na escola. Seu primeiro trabalho foi a criação de livros com os professores da rede de ensino e que estão disponíveis para os alunos.
Em sua segunda visita, Norbert, em parceira com o historiador Geraldo Zapahowski de Virmond, coletou informações sobre a história da cidade e produziu o livro ‘O tesouro de Amola Faca’, uma narrativa lúdica para crianças, relacionado a fatos históricos do município.
Norbert esteve na cidade recentemente para a Feira do Livro, evento criado por ele em parceira com a escola. Além de incentivar a leitura, ele desenvolveu uma oficina de criação de livrinhos, onde os próprios alunos criaram suas histórias.
O escritor fez uma seleção dos alunos que mais se destacaram nos desenhos para que ilustrem seu próximo livro. “Vamos fazer o lançamento desse livro que os alunos vão autografar também”, conta Norbert.
Trabalho
Norbert mora em Guarapuava e trabalha com contação de histórias em feiras de livros, oficinas e formações. Todo ano ele visita os municípios oferecendo seu trabalho e formação para professores, sempre caracterizado como o personagem O Mágico.
Antes da pandemia de Covid-19, ele realizou uma oficina de livros em Virmond. “Retornei este ano com uma formação, fizemos a entrega dos livros e agendei a feira, que ocorreu recentemente”, relata Norbert.
O escritor não cobra das escolas para realizar as oficinas. Em troca, as instituições permitem que ele comercialize seus livros. “Com isso, eu baixo o valor das obras e fico de quatro a cinco dias em uma cidade fazendo meu trabalho”, explica.
Objetivo
A proposta de Norbert é expandir todas as oficinas que realiza para contribuir na formação de leitores, fazendo com que isso reflita no desempenho dos alunos em sala de aula. “Uso a literatura como ferramenta para auxiliar os professores”, ressalta Norbert.
Com este trabalho, ele permite que alguns alunos que participam das atividades também entrem no mundo da literatura ativamente. “Eles se sentem pertencentes ao mundo dos livros. Essa sensação de pertencimento auxilia na formação de leitores ou de possíveis escritores e ilustradores”, finaliza o escritor.