Seis dicas de educação financeira essenciais na sua vida
Ter conhecimento financeiro pode ajudar na maneira como você organiza suas finanças pessoais e investimentos
1. Conheça suas finanças
Comece colocando na ponta do lápis tudo que você recebe e tudo o que gasta. Escrever quais são as despesas fixas, variáveis e eventuais possibilita hierarquizar os gastos e entender se eles são maiores que o valor recebido. A partir daí, você pode refletir sobre quais gastos podem ser cortados, ou até quanto gostaria de expandir sua renda no futuro
2. Faça metas
Planeje suas metas a curto, médio e longo prazos. Com esses objetivos em mente, você pode se organizar quanto aos próximos passos para alcançá-los. Sem contar que cada propósito conquistado motiva a seguir com o seu planejamento financeiro.
3. Tenha uma reserva de emergência
Guardar dinheiro é, sim, uma parte importante do planejamento financeiro. Com uma reserva, você evita que imprevistos (sim, apesar do nome eles sempre acontecerão!) atrapalhem a sua organização. Para isso, o ideal é guardar, mês a mês, parte do dinheiro que sobra entre o recebido e suas despesas.
4. Organize suas dívidas
A verdade é que as dívidas são muito comuns na rotina financeira, mas elas só se tornam monstros do planejamento financeiro quando começam a ficar maiores e mais duradouras, após atrasos, por exemplo. E é por isso que acertar as dívidas tem que ser uma prioridade, seja quitando, seja renegociando-as.
5. Pense na sua aposentadoria
Após uma vida trabalhando, poder descansar na velhice com a cabeça tranquila é mais que merecido. Avalie as opções e considere aderir às iniciativas de aposentadoria privada. Essa é uma boa maneira de ter mais controle e autonomia sobre sua vida financeira no futuro.
6. Pesquise sobre investimentos
Cada dia fala-se mais sobre a possibilidade de fazer dos investimentos uma fonte de renda possível para todos. São muitos os modelos para aplicar o seu dinheiro, contemplando os diversos perfis, níveis de experiência e recursos disponíveis. Os investimentos são parada obrigatória nesse aprendizado sobre finanças.