Estudantes do Paraná programam dispositivos que coletarão dados da Lua em 2024
São dez alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP), de Curitiba, que fazem parte da Equipe de Ciências Espaciais Longe Lateqve
Estudantes do Paraná vão programar dispositivos que serão enviados à Lua, na missão Artemis, da Nasa, para coletar dados do satélite natural da Terra.
São dez alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP), de Curitiba, que fazem parte da Equipe de Ciências Espaciais Longe Lateqve (Ceell) da instituição, onde durante o contraturno, tem aula de astronomia no planetário da escola e, de vez em quando, no Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (Oacep), em Campo Magro.
A atividade dos estudantes faz parte do projeto de astronomia cidadã Glee – Great Lunar Expedition for Everyone (Grande Expedição Lunar para Todos, em tradução livre), uma iniciativa da Nasa com apoio da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos.
Por meio de uma seleção com estudantes do mundo todo, 212 escolhidos são brasileiros, além do CEP, da USP de São Carlos e da UnB.
Em novembro, os estudantes receberam da Universidade do Colorado uma caixa com os dois LunaSats, placas eletrônicas que deverão ser programadas para fazer a coleta de dados ambientais da superfície lunar.
Os dispositivos devem ser devolvidos aos Estados Unidos em 2023 e chegar à Lua em 2024, quando ocorrerá o lançamento da segunda etapa do programa Artemis.