‘Nossa Água, Nossa Gente’ visa recuperar 200 nascentes em Espigão Alto do Iguaçu
“O município possui forte potencial de reservas de águas, que podem ser utilizadas via recuperação e preservação destas nascentes”, destaca o prefeito Agenor Bertoncelo
A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos de Espigão Alto do Iguaçu lançou o programa de nascentes ‘Nossa Água, Nossa Gente’.
A ação tem como objetivo recuperar 200 nascentes no município e promover a restauração ecológica em áreas prioritárias, visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
O prefeito Agenor Bertoncelo destaca a importância do programa. “A recuperação de nascentes evita o investimento em poços artesianos, onde muitas vezes as perfurações chegam a mais de 100 metros de profundidade e não se encontra água potável. Os levantamentos técnicos mostraram que o município possui forte potencial de reservas de águas, que podem ser utilizadas via recuperação e preservação destas nascentes”, enfatiza Bertoncelo.
Berço de águas
O programa teve início no Núcleo Universal dos Paraguaios, onde os técnicos ambientais da prefeitura pretendem recuperar dez nascentes, que deverão fornecer água de qualidade para mais de 100 famílias ligadas a agricultura familiar.
Estão a frente dos trabalhos a Engenheira Ambiental Tatiane Negoceki, Rogério Wieczorkowski e Ladislau Stachelski.
Os alunos da escola do distrito da Boa Vista de São Roque fizeram o plantio de flores e mudas nativas, entre elas de Erva Mate.
Qualidade de vida
A proteção de nascentes melhora a saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de qualidade, com um projeto de captação e proteção das nascentes nas propriedades rurais.
O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
O coordenador de projetos ambientais da Engie Brasil Energia, Clóvis Tozin, considera o projeto de suma importância, onde a empresa vem atuando em vários municípios da região.
“A recuperação e preservação de nascentes faz parte das políticas ambientais e educacionais da Engie, envolvendo crianças e a sociedade. Já são mais de 1,5 mil nascentes recuperadas nos municípios lindeiros. Essa água vai dar mais qualidade de vida aos agricultores e depois chegar aos reservatórios das usinas hidrelétricas ligados a empresa”, observou Clóvis, mencionando que as nascentes em Espigão são afluentes do Rio Iguaçu.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captação de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
Comunidade
Representando o Núcleo Universal dos Paraguaios, Claudemir Pereira relata que a recuperação das nascentes na comunidade é uma benção, pois uma única fonte poderá ser utilizada por diversas famílias.
“Com ajuda da prefeitura e da Engie vamos recuperar todas as nascentes no nosso entorno. Uma ação de suma importância para comunidade e a natureza”, pontua Pereira.
O agricultor assentado, Antonio Carlos Ferreira, revela que havia temor por conta dos poços de água abertos, que ofereciam risco as famílias, inclusive de tragédias que poderiam envolver crianças.
“Me sinto feliz por sermos lembrados pelo prefeito Agenor, nesta parceria com a Engie. Com esta preservação teremos água protegida e de qualidade”, reforça o agricultor.
Palestrantes
O evento técnico contou com palestras do Engenheiro Ambiental ligado a prefeitura de Guarapuava, Amarildo Freder, e do Engenheiro Agrônomo, Luiz Carlos Zerbielli, ligado a empresa Erva Mate Verdelandia.
Prestigiaram o evento o Engenheiro Ambiental Guilherme Pietrowski Mendes (Engie Brasil), o vice-prefeito José N. Zgoda; secretários, o presidente da Câmara, Edimir Czechoski (Chuvisco), os vereadores Rogério Wieczorkowski (Porca Véia), Nelson Suldovski (Juca) e Renê Fernandes (Rentio). Além de professores e alunos da escola municipal do distrito da Boa Vista.