Quais os prejuízos do cigarro para o coração?
Estudo dinamarquês descobriu que o cigarro afeta a estrutura do órgão, dificultando o bombeamento de sangue
Que o cigarro faz mal, isso muita gente sabe. Mas segundo especialistas os danos podem ser muito piores, principalmente para o coração.
Acontece que o cigarro afeta a estrutura e função do órgão, tornando-o mais espesso, pesado e frágil ao longo do tempo.
A conclusão foi feita por pesquisadores dinamarqueses, que usaram dados do Fifth Copenhagen City Heart Study para analisar os fatores de risco cardiovascular e doenças na população em geral. O estudo contou com a participação de 3.874 pessoas de 20 a 99 anos sem doença cardíaca.
Análise
Inicialmente, os participantes preencheram um questionário sobre seu histórico de tabagismo. Com isso, foram estimados os ‘anos-maço’, ou seja, 20 cigarros fumados todos os dias durante um ano.
Entre os participantes, seis em cada dez eram homens com idade média de 56 anos.
Quase 20% dos participantes eram fumantes atuais, cerca de 40% eram ex-fumantes e 40% nunca fumaram. Todos fizeram ultrassonografia do coração, a ecocardiografia, para que os pesquisadores tivessem informações sobre a estrutura e nível de funcionamento do órgão.
As medidas obtidas consideraram não apenas o exame como também a idade, sexo, índice de massa corporal, hipertensão, colesterol alto, diabetes e função pulmonar.
Conclusões
Comparando os dados de ecocardiografia dos fumantes atuais com aqueles que nunca fumaram, foi descoberto que os primeiros tinham corações mais fracos, grossos e pesados. Além disso, o coração bombeava menos sangue por conta dos ‘anos-maço’.
Outra conclusão alarmante do estudo é que o tabagismo e os ‘anos-maço’ causaram a piora da estrutura e da função da câmara esquerda do coração, a parte mais importante do órgão.
Em dez anos, o coração das pessoas que continuaram fumando ficou mais pesados e fracos, não bombeavam tanto sangue como aqueles que nunca fumaram ou os que pararam durante este tempo.