Falta d’água vai continuar em Laranjeiras, diz Sanepar
“O rodízio na cidade é ocasionado pelo alto consumo durante o verão, e também pelas obras de ampliação no sistema”, explica o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José
A Sanepar divulgou no início desta semana, por meio de nota, que o rodízio de água em Laranjeiras do Sul continuará até o dia 6 de fevereiro. Conforme o site da empresa, manobras de fechamento nos setores de abastecimento, se necessárias, serão feitas entre dois grupos de bairros. Alguns locais da cidade já entraram no sistema de rodízio desde terça-feira (23).
Conforme a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), devido à dificuldade de regularidade no abastecimento de Laranjeiras, é necessário aplicar a programação de rodízio emergencial no fornecimento de água na cidade a partir de terça-feira (24).
O diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José explicou que a demanda, não só na cidade como no estado, aumentou durante o verão. “Todo ano quando chegamos na estação, aumenta o consumo de água nas cidades. Então o sistema de distribuição de Laranjeiras está afetado por isso e também pelas obras de expansão no sistema de distribuição. As chuvas que ocorrem são aquelas rápidas de verão, que o solo absorve totalmente, logo não são suficientes para suprir a demanda, então o sistema está em estado de alerta de alto consumo”, pontou o diretor.
Hudson também enfatizou a mudança no clima durante os últimos anos. “Em 2022 tivemos a maior seca do Estado, o calor tem aumentado a cada ano e já não é mais o mesmo que há dois anos”, justifica o diretor.
As manobras de fechamento dos setores de distribuição de água serão feitas em dias alternados para dois grupos de bairros. A partir das 14 horas, será fechado para uma parte da cidade, durante 24 horas, com abertura às 14 horas do próximo dia. No dia seguinte, é feito o mesmo procedimento com o outro grupo de bairros. A programação de rodízio deve seguir até o dia 6 de fevereiro de 2023.
Orientações
A Sanepar ainda reforça, que independentemente da época do ano, a orientação é de uso econômico, priorizando a água tratada para alimentação e higiene pessoal. Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa. Deve-se evitar regar plantas, lavar carros, quintais e calçadas com água potável.
Clientes com caixa-d’água domiciliar que fizerem uso racional podem não ser ou ser menos afetados em caso de desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile.
Confira aqui o cronograma de rodízio.