Estado busca parcerias para fomentar turismo rural

Segundo o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, o objetivo do governo é ir além das feiras e criar roteiros que atraiam a população das cidades para experimentar o contato com o campo

Com o objetivo de aumentar o número de visitantes no interior do Paraná, especialmente nas regiões produtoras, o Governo do Estado busca alternativas e parcerias que possam fomentar o turismo rural durante todo o ano.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, o objetivo do governo é ir além das feiras e criar roteiros que atraiam a população das cidades para experimentar o contato com o campo, a natureza e os produtos artesanais, gerando renda e aumentando a lucratividade, especialmente para pequenas propriedades e pequenos produtores.

Tendência no Brasil

De acordo com Nunes, o turismo rural tem sido uma tendência no Brasil desde a pandemia, quando as pessoas procuraram locais mais próximos e ao ar livre para quebrar a rotina do isolamento social. Visando a melhoria no atendimento a essa demanda crescente.

“A Europa é o berço do turismo rural, pois o campo tem um apelo muito grande sobre a sociedade urbanizada e preocupada com o meio ambiente”, afirma o secretário. “Ao viajar pelo interior da Itália, França, Portugal, Espanha, é possível perceber o impacto da integração entre cultura, gastronomia, turismo e agropecuária na promoção das economias locais. Isso viabiliza uma imensa gama de novos negócios, emprego e renda, além da preservação das tradições locais e da paisagem rural”, conclui Márcio.