Prefeitura de Laranjeiras intensifica fiscalização para combater a proliferação do mosquito da dengue

Equipes da Saúde realizando a pulverização em bairros de Laranjeiras

A prefeitura de Laranjeiras intensificará a fiscalização e limpeza em terrenos baldios para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Fiscalização

A força tarefa será executada pelos Departamentos de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, devido ao alto índice de infestação do mosquito na região e ao aumento de casos positivos da doença no Estado e no município.

De acordo com Luiz Aquiles de Andrade, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o proprietário da área com vegetação acima de 60 centímetros de altura será notificado para que efetue a limpeza, mantendo-o sem acúmulo de lixo ou vegetação. Caso contrário, estará sujeito às penalidades que estão previstas nas leis 009/2015; 024/2015 e 026/2020.

Vistorias

Profissionais da prefeitura vistoriarão os terrenos baldios, e onde for encontrado acúmulo de lixo ou outras irregularidades, será colocada uma placa e o proprietário terá um prazo estabelecido pela prefeitura para fazer a limpeza. Caso não seja feita, será aplicada uma multa, codificada e avaliada neste ano em R$ 4,08.

Objetivo

A medida visa garantir a conservação dos espaços edificados ou não, a fim de evitar a proliferação de animais peçonhentos ou nocivos que transmitam doenças ou causem acidentes. A iniciativa surgiu das frequentes denúncias apontando lotes e terrenos que apresentam alta vegetação indesejada.

Casos de dengue em Laranjeiras

Segundo o último boletim divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica, o município conta com 13 casos positivos da doença, sendo 10 autóctones (contraídos no município) e 3 casos importados. Os casos confirmados são de moradores dos seguintes bairros: Água Verde (8 casos), Presidente Vargas (2 casos), Centro, São Francisco e interior (1 caso cada).