NASA anuncia a primeira mulher e primeiro astronauta negro para nova missão
Até então, todas as missões tripuladas à Lua haviam sido realizadas por homens brancos. A equipe é composta por três americanos e um canadense
A Agência Espacial Americana (NASA), revelou os quatro astronautas que levarão a humanidade de volta à Lua após meio século. Christina Koch será a primeira mulher a participar de uma missão lunar, e Victor Glover será o primeiro astronauta negro em uma viajem espacial. Os dois se juntarão a Reid Wiseman e Jeremy Hansen para voar ao redor da Lua no final de 2024 ou início de 2025.
A equipe
A missão, que não incluirá um pouso lunar, servirá como preparação para uma futura tripulação que pousará na superfície lunar. A equipe, composta por três americanos e um canadense, foi apresentada em uma cerimônia em Houston, Texas, e agora iniciará um intenso período de treinamento.
A seleção de uma mulher e um homem negro reflete o compromisso da NASA em promover maior diversidade em suas missões de exploração espacial. Até então, todas as missões tripuladas à Lua haviam sido realizadas por homens brancos.
Carreira dos astronautas
Reid Wiseman (47 anos): Piloto da Marinha dos EUA e ex-chefe do escritório de astronautas da NASA. Voou para a Estação Espacial Internacional em 2015.
Victor Glover (46 anos): Piloto de testes da Marinha dos EUA e primeiro afro-americano a permanecer na estação espacial por seis meses consecutivos.
Christina Koch (44 anos): Engenheira elétrica e recordista de maior tempo contínuo no espaço por uma mulher, com 328 dias. Participou da primeira caminhada espacial feminina em 2019.
Jeremy Hansen (47 anos): Ex-piloto de caça da Royal Canadian Air Force e membro da Agência Espacial Canadense. Ainda não foi ao espaço.
Objetivo da missão
A missão Artemis-2 é parte de uma nova era de exploração espacial liderada pela NASA, que inclui testes recentes do foguete lunar Sistema de Lançamento Espacial e da cápsula de tripulação Orion. A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, em 1972. A Artemis-3, que marcará o primeiro pouso lunar desta nova era, não deve ocorrer até pelo menos 12 meses após a Artemis-2.
A NASA ainda não possui um sistema para levar astronautas à superfície lunar, mas a empresa SpaceX, de Elon Musk, está desenvolvendo o veículo Starship, que deve iniciar os testes de voo nas próximas semanas. A diretora do Johnson Space Flight Center da NASA, Vanessa Wyche, destacou a importância da missão para a expansão da exploração humana do espaço profundo e as oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas para a Geração Artemis