Lula defende criação de moeda única entre os países do Brics

Presidente Lula, propôs a adoção de uma moeda diferente do dólar para as transações comerciais internacionais entre os países membros do Brics

O presidente Lula (PT), defendeu o uso de uma moeda alternativa ao dólar no comércio internacional entre os países do Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul).

“Por que um banco como o Brics não pode ter uma moeda capaz de financiar a relação comercial entre Brasil e China, entre Brasil e outros países do Brics? É difícil, pois tem gente mal acostumada, porque todo mundo depende de uma única moeda. Eu acho que o século 21 pode mexer com a nossa cabeça e pode nos ajudar, quem sabe, a fazer as coisas diferentes” afirmou Lula, em discurso durante cerimônia no Novo Banco do Desenvolvimento.

Segundo Lula, os demais países poderiam usar as próprias moedas nas relações comerciais, sem utilizar o dólar. “Quem decidiu que é o dólar a moeda depois que desapareceu o ouro como paridade? Por que não foi Iene? Por que não foi o Real? Por que não foi o Peso? Porque as nossas moedas eram fracas, as nossas moedas não têm valor em outros países. Então, se escolheu uma moeda sem levar em conta a necessidade que nós precisamos ter uma moeda que transforme os países em uma situação um pouco mais tranquila” explicou o presidente.

O dólar se tornou o padrão do comércio internacional com o Acordo de Bretton Woods, que ocorreu em 1944, a conferência decidiu lastrear a moeda americana ao ouro.

Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brics é composto por algumas das maiores economias do mundo: China – 2º maior; atrás dos Estados Unidos; Índia – 7º lugar; Brasil – 9º lugar; Rússia – 11º lugar; E África do Sul – 37º lugar.