Frio atinge grande parte do Brasil essa semana
A passagem de uma frente fria vai diminuir as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão também indica ocorrência de geada
Uma forte frente fria continental está prestes a atingir diversas regiões do Brasil, derrubando as temperaturas e trazendo chuvas intensas. Segundo meteorologistas, este é o primeiro evento do tipo a ocorrer no país este ano e afetará áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o próximo sábado (22).
Diferentemente de outras frentes frias que passam pelo oceano e perdem força com o contato com a umidade, a frente fria continental é mais intensa, já que é seguida por uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, que entra no continente pela Argentina.
A previsão é de que os efeitos da frente fria sejam sentidos em diversas cidades, com temperaturas baixas e chuvas volumosas. Por isso, é importante que a população esteja preparada e atenta aos alertas das autoridades locais.
Região Sul
As temperaturas despencam nos três estados da Região Sul a partir desta terça-feira (18), podendo chegar a 0°C ou temperaturas negativas e gerar geada nas áreas serranas. A intensificação do frio está prevista para quarta (19) e quinta-feira (20), especialmente no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.
A chance de geada se mantém na sexta-feira (21) e, no sábado (22), há pequena possibilidade na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Além disso, pode haver pancadas de chuva em algumas áreas. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C entre quarta e sexta-feira. É importante estar preparado para o frio intenso e tomar as medidas necessárias para evitar problemas de saúde.
Região Sudeste
Uma massa de ar frio avança para a Região Sudeste e começa a derrubar as temperaturas em São Paulo. Na quinta e sexta-feira, o frio atingirá boa parte do estado, com pequena possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira. O oeste de São Paulo pode registrar temperatura mínima de 9°C na sexta-feira. As chuvas também serão significativas, com volume acima de 50mm.
Em Minas Gerais, o frio será mais intenso no sul do estado, no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata, com queda de até 5°C na temperatura. Em Juiz de Fora, por exemplo, a mínima será de 12°C na sexta-feira. Já em Belo Horizonte, a queda de temperatura será menos intensa, com máxima de 23°C na sexta-feira.
No Rio de Janeiro, as temperaturas máximas também caem de 32°C para 25°C, mantendo-se assim na sexta-feira, enquanto a mínima cai de 15°C. Parte do estado também será afetada pelas chuvas. No Espírito Santo, o frio não será muito intenso, mas haverá tempo nublado e chuva em Vitória na quinta-feira, com máxima de 30°C na quinta e 24°C na sexta-feira. As temperaturas começam a subir gradativamente no final de semana.
Região Centro-Oeste
Uma forte frente fria atingirá a Região Centro-Oeste do país nesta semana, causando uma queda significativa nas temperaturas. O sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além da região central de Goiânia, serão os mais afetados.
Em Cuiabá, as temperaturas máximas cairão cerca de 6°C, indo de 33°C para 27°C, enquanto as mínimas passarão de 25°C para 19°C. Já em Goiânia, as máximas diminuirão de 32°C para 27°C e as mínimas de 22°C para 18°C.
No Distrito Federal, o impacto será menor, com queda de temperatura pouco expressiva e previsão de máxima de 28°C e mínima de 16°C na sexta-feira. As chuvas antecederão o frio no sul de Mato Grosso do Sul. É importante que a população se prepare para as mudanças bruscas de temperatura e tome as precauções necessárias para evitar doenças respiratórias.