Municípios da Cantu adotam medidas de segurança nas escolas
Reuniões em regime de urgência, aumento da patrulha escolar e palestras de conscientização são algumas das medidas
Após o ataque brutal à creche particular Cantinho do Bom Pastor em Blumenau (SC), cidades do País e do Estado estão tomando decisões a respeito da segurança das crianças. Na Cantu não foi diferente. Prefeitos e autoridades conversaram com o Correio do Povo para explicar quais as medidas protetivas tomadas em relação as instituições de ensino.
Candói
A secretária de Educação, Carina Goldino, frisa que a prefeitura adotará um plano de ação para reforçar a segurança nas sete escolas municipais e quatro CMEIs. “Independentemente do crime brutal em Santa Catarina, o reforço da segurança nas escolas já é pauta de cuidados e ações. As estruturas de cada escola devem ser repensadas individualmente”, explica a secretária.
Cantagalo
Conforme o secretário de Administração de Cantagalo, Julio Conte, orientações foram repassadas aos diretores e diretoras das escolas. “Além da reunião com os diretores também instituímos vigias para supervisionar as escolas durante o período diurno, assim conseguimos controlar as entradas e saídas de dentro dos prédios”.
Espigão Alto do Iguaçu
“Já foram realizadas reuniões que pautaram a segurança dos nossos alunos. O aumento do monitoramento e patrulha escolar nas redondezas já começou”, destaca a secretária de Educação, Susi Maciel Velho.
Goioxim
A prefeita Mari Terezinha da Silva (MDB) detalha que a administração se reuniu com os diretores das escolas, com a secretaria de Educação e com policiais, e foram feitas algumas recomendações emergenciais para a segurança dos estudantes. “Eu também me reuni com o secretário da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, para falar de mais ações que devem ser tomadas em relação à segurança das escolas”, completa a prefeita.
Laranjeiras do Sul
O prefeito Berto Silva (Pode) realizou reuniões com a Polícia Militar em caráter de urgência para discutir as medidas de segurança aos alunos da cidade. “Jamais ficaremos de braços cruzados, medidas como patrulha escolar, inspetores de entrada dos colégios e reforço na segurança nas redondezas são algumas medidas que foram tomadas”. A PCPR também realizou uma palestra no colégio Gildo, sobre conscientização sobre violência escolar.
Marquinho
De acordo com o prefeito do município, Elio Bolzon Junior ‘Juninho’ (PODE) a administração conversou com diretores das escolas do município. “De imediato tivemos uma reunião para passar orientações aos diretores dos colégios aqui da cidade e com os destacamentos de polícia para aumentar a ronda de patrulhas ao redor das escolas. Alocamos os vigias para fiscalizarem as entradas e saídas dentro dos prédios e também estamos implementando câmeras de segurança nas instituições, que são conectadas à central de monitoramento, assim ficamos de olho tanto dentro quanto fora das escolas”, diz o prefeito.
Nova Laranjeiras
Segundo a secretária de Educação Angelita Fiori, as ações de segurança aos alunos já estão sendo tomadas. “O policiamento ao redor das escolas é a prioridade no momento, a patrulha rural também prestará auxílio na segurança das escolas do interior. A maioria das nossas unidades de educação já possuem câmeras de segurança que estão à disposição da Polícia Militar, para garantir a fiscalização”.
Pinhão
A pasta de Educação e Cultura fez uma reunião na última semana para decidir quais medidas devem ser tomadas. “A Polícia Civil estará alerta para atendimentos e denúncias via telefone que serão encaminhadas com o Ofício Circular que o mesmo fez para toda a comunidade. A patrulha escolar realizará atendimento para nas instituições. Também a empresa Inviolável, que presta serviços para a prefeitura, desempenhará atendimento, monitoramento, instalação de botão do pânico e formação de situações críticas nas escolas e CMEIs”, destaca o secretário da pasta, João Maria Camargo.
Porto Barreio
Segundo o prefeito Emanoel Vanderlei Volff (PL) a administração realizou o aumento da segurança nas ruas ao redor das escolas. “Além de melhorar o monitoramento e disponibilizamos guardiões em todas as escolas e CMEIs do município”.
Quedas do Iguaçu
Segundo o prefeito Elcio Jaime da Luz (PSD), a segurança das escolas e CMEIs já foi reforçada com vigias e aumento das câmeras de monitoramento. “É claro que é preciso muito mais em aparato de segurança e armada para combater os criminosos, não vamos receber bandidos com flores. Já solicitamos à Polícia Militar que reforce as rondas nas ruas”.
Três Barras do Paraná
O prefeito Gerso Francisco Gusso (PL) criou uma comissão de segurança para medidas preventivas. “Estaremos com medidas de vigilância nas escolas, por meio de guardiões e patrulhamento da Polícia Militar, tanto em escolas municipais quanto em colégios estaduais”.
Virmond
“Já pedimos o apoio da Polícia Militar, que disponibilizou patrulhas de ronda para a segurança dos estudantes. Além de disponibilizar dois seguranças que ficarão todo o período dentro das instituições”, informou o prefeito de Virmond, Neimar Granoski (PSD).