IAT aplica mais de R$ 3 milhões em multas na região Sudoeste do Paraná

Gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro César Góes, destaca que as próximas operações serão focadas em pequenas propriedades rurais, onde há mais de 500 alertas de desmatamento na região do Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou na última sexta-feira (2), o resultado da ação de fiscalização contra desmatamento ilegal na região Sudoeste do Paraná. Foram emitidos 125 Autos de Infração Ambiental (AIA), com aplicação de multas estimadas no valor de R$ 3 milhões. A área embargada totalizou 328,56 hectares, com interdição completa das propriedades para qualquer atividade econômica, além da obrigatoriedade do responsável regenerar o que foi desmatado.

Fiscalizando

A operação de campo ocorreu entre os dias 21 e 28 de maio e contou com agentes fiscais, profissionais do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do IAT, e da Divisão de Fiscalização (DFI), dos escritórios regionais do órgão ambiental de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama, União da Vitória e Francisco Beltrão.

“Fizemos uma força-tarefa nos pontos de alerta de Francisco Beltrão e região. Tivemos o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), com o uso do helicóptero para facilitar o deslocamento para as propriedades mais distantes da área central”, afirmou o gerente regional do IAT em Maringá, e coordenador-geral da operação, Antônio Carlos Cavalheiro Moreto.

Busca e apreensão

A operação contou ainda, com o suporte de caminhões do IAT, utilizados para a apreensão de cargas, produtos, subprodutos e outras ferramentas utilizadas para o desmatamento.

Segundo o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro César Góes, o resultado da fiscalização no Sudoeste foi expressivo. “O foco das próximas operações será em pequenas propriedades rurais. A região Sudoeste concentra pequenas áreas, que também são monitoradas por satélite e serão alvo de fiscalização. Há mais de 500 alertas de desmatamento apenas nessa região do Paraná”, disse o gerente.

Denúncia

Em caso de crime ambiental, é necessário acionar a Ouvidoria do IAT ou os escritórios regionais. Estão disponíveis ao público os telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, o contato da Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

Para denúncias em Laranjeiras do Sul, o escritório regional responsável é o de Guarapuava, no número (42) 3622-3630.