Alunos da UFFS participam de sessão na Câmara de Laranjeiras

Junto aos professores do curso de Ciências Econômicas, eles foram recebidos pelo presidente Magrão (Patriota) “parcerias sempre bem vindas”, enfatiza

Na noite da última segunda-feira (12), a câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul realizou a 17ª sessão ordinária do ano, onde foram discutidos projetos de lei e recebida a visita de alunos do curso de Economia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Dentre os destaques, está o projeto de Lei nº 013/2023, de autoria do vereador Celso de Azevedo, que propõe a nomeação de ruas do distrito de Passo Liso. Além disso, foram apresentados pareceres da Comissão de Constituição e Justiça e ressaltada a importância da parceria entre a comunidade e a câmara.

Projetos

A Comissão de Constituição e Justiça apresentou pareceres favoráveis à tramitação de dois projetos. O primeiro, de autoria dos vereadores Rodrigo Scheis e Juvinha Viola, propõe a instituição da Semana Municipal da Agricultura Familiar. O segundo projeto, de autoria do poder executivo, visa autorizar a concessão de direito real de uso de imóveis de área remanescente para a empresa Agro Laranjeiras, Agropecuária e Comércio. Na pauta também foi apresentado o projeto de Lei nº 013/2023, de autoria do vereador Celso de Azevedo, que nomina ruas do quadro urbano do distrito de Passo Liso. São elas: rua A, como Pioneiro Lauro Gonçalves Teixeira; rua B, como Nazeazeno Simões Valerio e rua E, como Antônio Negrelli. O projeto será analisado pela comissão responsável.

Visita

Além das discussões sobre os projetos, a câmara recebeu a visita dos alunos do curso de Economia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul. A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma maior compreensão sobre o funcionamento e as atribuições da câmara. Os alunos estavam acompanhados pelos professores Janete Stofel e Giuliano Kluc, e a atividade faz parte da disciplina ‘Planejamento do Desenvolvimento Regional’.

A professora Janete ressaltou a importância de os alunos acompanharem as atividades da Câmara de Vereadores. “Dentro do município é muito importante que eles acompanhem e entendam o que uma câmara de vereadores faz. Como por exemplo a aprovação de leis e a definição do Plano Diretor que regerá questões. Quem sabe, ao acompanharem, futuramente se tornem vereadores”, destaca a professora. “O ensino é articulado com a extensão e a pesquisa. Essa disciplina trabalha essa vertente para que o aluno formado pense como pode contribuir para um lugar melhor”, finaliza ela.

O presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado (Magrão), explicou aos visitantes, durante a sessão, como funcionam as ações da casa e agradeceu a visita, frisando a parceria da comunidade junto à câmara. “Sempre incentivamos a proximidade da câmara com a comunidade. Ao ver alunos interessados aqui, acompanhando a sessão, nos motiva ainda mais. Sabemos que estão estudando e também fazendo pesquisas que trarão crescimento à cidade. Seremos sempre incentivadores de bons projetos e parcerias junto deles”, completa o presidente.