9 de Setembro- Dia do Administrador

A administração é uma área fundamental em qualquer organização. Embora muitos possam enxergá-la como uma disciplina tediosa e burocrática, a administração desempenha um papel crítico na eficiência e no sucesso de empresas e instituições

Seis filmes que falam sobre gestão de pessoas e lideranças

A administração é uma disciplina fundamental e essencial para organizações e empresas em todo o mundo. Embora muitas vezes seja retratada de maneira idealizada, com imagens de executivos bem-sucedidos e estratégias brilhantes, é importante reconhecer que a administração também enfrenta desafios e dilemas complexos.

 Este campo envolve a tomada de decisões difíceis, a gestão de recursos limitados, questões éticas e a necessidade de equilibrar os interesses de diversas partes interessadas. Nesta introdução, abordaremos a administração de forma realista, destacando tanto seus aspectos positivos quanto suas dificuldades inerentes. Por isso confira uma lista de filmes relacionados:

Amor sem Escalas

Ryan Bingham (George Clooney) é um profissional que viaja para todas as cidades dos Estados Unidos demitindo pessoas de multinacionais. Um dia, seu chefe decide contratar Natalei Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de demissão por videoconferência, colocando o emprego de Ryan em risco, caso o sistema seja implementado. Além de mostrar os conflitos entre uma abordagem mais tradicional e outra inovadora, é interessante ver como cada personagem lida com a profissão e o quanto um aprende com o outro.

O Homem que Mudou o Jogo

Por meio do esporte, o filme mostra uma série de lições sobre a vida profissional. O Homem que Mudou o Jogo conta a história de um time de beisebol que está perdendo importantes atletas por questões financeiras. O gerente do time, Billy Beane (Brad Pitt), com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), recém-formado em economia, muda completamente a estratégia que estava usando e dá uma reviravolta na situação da equipe.

A Fuga das Galinhas

A obra apresenta duas galinhas, Rocky e Ginger, que, após descobrirem que seu futuro é virar comida, decidem fugir do galinheiro. Junto com os outros animais, arquitetam um plano de fuga, que inclui gestão, liderança, senso de coletividade e muito empreendedorismo. As galinhas também trabalham em equipe, usam a criatividade e são estrategistas.

Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Gordon Gekko (Michael Douglas) é um intelectual que, após cumprir pena por fraudes financeiras, fica impossibilitado de atuar no mercado financeiro, dedicando seu tempo a palestras e a escrever um livro. Mas, para se reaproximar da filha, ele decide ajudar o noivo da jovem, Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador do mercado de Wall Street, e passa a dar conselhos sobre como agir com um outro grande investidor.

O filme, de 2009, é continuação de um longa de 1987, também estrelado por Douglas (além de um jovem Charlie Sheen). Na dúvida, assista ao primeiro.

Jobs

O filme conta a história do cofundador da Apple, Steve Jobs, e como suas características, mesmo as mais polêmicas e criticadas, foram essenciais para o crescimento da marca. É importante prestar atenção na forma como ele estabelece e cumpre suas metas, o empenho, a dedicação, a busca constante por inovação e a i

mportância que o empreendedor dá às necessidades do consumidor.

A Grande Virada

O filme mostra como crises e mudanças na vida profissional podem afetar o lado financeiro e o status de funcionários, mas também como cada pessoa pode lidar de formas diferentes com essa situação. O personagem Bobby Walker, por exemplo, tinha uma vida financeira confortável e um bom emprego, mas devido a uma política de redução de equipe, foi demitido. Phil Woodward e Gene McClary, seus colegas de trabalho, passam pela mesma situação, e essa reviravolta faz com que eles mudem em diversos aspectos.

Um Senhor Estagiário

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a fundadora de um bem-sucedido site de venda de roupas. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo. 

Sua empresa inicia um projeto diferente de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa. Nesse cenário, ela passa a trabalhar com Ben Whittaker (Robert De Niro), de 70 anos, que vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. É interessante, e até engraçado, ver o choque de gerações. Com o tempo, ele conquista a equipe e se torna um grande amigo de Jules.

A obra aborda questões como novas formas de negócio, relações entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, colaboração e amizade no ambiente de trabalho.