Equipe de ginástica rítmica competirá a nível estadual no próximo ano

Iniciada há dois anos, o projeto se apresentava na cidade, e agora, foi inserido no cronograma de disputas. “Elas são extraordinárias. 13 atletas representarão a cidade nas competições estaduais em 2024”, disse o coordenador Luiz Rosa

O esporte laranjeirense se destaca por oferecer oficinas com novas modalidades. Pensando nisso, há um ano, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, junto da secretaria de Esportes, oferece gratuitamente aulas do projeto ‘Ginástica Rítmica’.

A secretaria, sob o comando de Rafael Nascimento, comemora o sucesso da oficina, já que além de se apresentar, as atletas participarão de um cronograma esportivo a partir do início de 2024. “Com mais de 80 alunas envolvidas em atividades de iniciação e rendimento, o programa tem se destacado como uma oportunidade para jovens desenvolverem suas habilidades motoras e talentos na modalidade”, destaca o secretário.

Passo a passo

Conforme Rafael, a ideia de oferecer ‘Ginástica Rítmica’ surgiu com o acompanhamento da pasta na dinâmica esportiva no cenário estadual. “Percebíamos a necessidade de abrir o leque de modalidades para meninas e meninos participassem de GR. É uma atividade que trabalha a iniciação, movimentos de coordenação e talento motor aguçado”, explica.

Para ele, o projeto ganhou vida graças a colaboração de pais engajados e à visão do prefeito Berto Silva (Pode), que reconheceu a importância dessa iniciativa. “As atividades acontecem no Centro da Juventude, nas terças e quintas-feiras, durante os períodos da manhã, tarde e noite, divididas em quatro turmas, que incluem alunas de iniciação esportiva e alunas de rendimento”.

O coordenador do projeto, Luiz Rosa, apresenta que, futuramente, a equipe terá um ginásio para dedicar-se os treinamentos. “Estamos temporariamente no Centro da Juventude, em parceria com a secretaria de Assistência Social, enquanto aguardamos a conclusão do nosso ginásio, que proporcionará mais espaço para as meninas trabalharem com os equipamentos. A procura pela ginástica é muito alta, com pais entrando em contato constantemente para inscreverem suas filhas. No entanto, as novas matrículas serão abertas em fevereiro do próximo ano, com vagas limitadas por turma”, diz Luiz.

Novidade

O coordenador do projeto, detalha que mesmo se apresentando em mostras e festivais como o ‘Black Connection’, neste ano, o foco da preparação é esportiva. “Selecionamos alunas para a turma de rendimento à noite, e uma delas já compete, enquanto treinamos outras 12 para se juntarem as competições de ginástica rítmica no Paraná”, conta Luiz.

Conforme ele, a evolução das meninas tem sido extraordinária, afetando positivamente suas vidas em termos de disciplina, consciência corporal, condicionamento físico, coordenação motora, força, alongamento e flexibilidade. “Elas adoram praticar a atividade, independentemente do nível em que se encontram. Vamos levá-las para conhecer a ginástica rítmica em cidades mais avançadas, como Pato Branco e Cascavel, que têm tradição nesse esporte e participam de campeonatos estaduais e nacionais. À medida que conseguirmos, organizaremos viagens para que tenham esse contato e fiquem ainda mais motivadas”, explica o coordenador.

Rafael Nascimento destaca que a expectativa para o ano que vem é cumprir o cronograma e disputar o campeonato estadual assim que a federação fornecer as datas.

“Aguardamos o calendário para convocar as meninas para a competição. Temos categorias, como Sub-9, 11 e 13, e queremos dar a elas a oportunidade de competir e se destacar”, concluiu Nascimento.