Projeto ‘Leitura em Todas as Idades’ aprimora educação e vínculo na comunidade

A iniciativa profª Izolete Smak uniu 30 estudantes da turma 6A, que com a maleta literária, apresentaram as obras aos familiares e também na Casa de Repouso São Francisco Xavier

No Colégio Laranjeiras, na turma 6A, acontece a primeira edição do projeto ‘Leitura em Todas as Idades’, uma iniciativa idealizada pela professora Izolete Smak. A proposta visa não apenas melhorar as habilidades de leitura e oralidade dos alunos, mas também fortalecer os laços intergeracionais, envolvendo pais, mães, avós, responsáveis e pessoas idosas da comunidade.

A professora Izolete já havia experimentado algo semelhante anteriormente com alunos do Colégio Floriano Peixoto, e agora, no Laranjeiras, o projeto ganha nova vida com a participação de 30 estudantes. “A principal meta é aprimorar as habilidades de leitura dos alunos e desenvolver suas capacidades de expressão oral, enquanto compartilham experiências literárias com seus entes queridos e membros mais velhos da comunidade”, disse a professora.

Desenvolvimento

Conforme Izolete, ao longo do ano letivo, os alunos receberam maletas literárias, repletas de livros selecionados para cada faixa etária, que levam para casa. O desafio é ler com algum membro da família e registrar suas experiências de leitura. Além disso, os estudantes aprendem sobre a arte da contação de histórias, aprimorando suas habilidades narrativas.

Na última semana, os alunos apresentaram as obras na Casa de Repouso São Francisco Xavier. “Uma das partes mais emocionantes do projeto ocorre quando os alunos têm a oportunidade de encenar duas das histórias que leram durante o ano. As peças teatrais escolhidas abordam temas de sentimentos nobres, como amor, empatia, solidariedade e gratidão. São mensagens positivas e inspiradoras que os alunos pretendem compartilhar com o mundo. Foi lindo de ver”, destaca a professora.


Do cenário digital ao mundo da leitura

Izolete afirma que um dos aspectos mais notáveis do projeto ‘Leitura em todas as idades’ é sua capacidade de tirar os alunos das telas de seus celulares e incentivá-los a mergulhar no mundo da leitura, da escuta e da narração de histórias. “Em uma era em que a tecnologia tem dominado a vida cotidiana das crianças e jovens, a iniciativa busca reforçar a importância da leitura como uma habilidade fundamental. O projeto não apenas melhora o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promove valores essenciais, construindo pontes entre diferentes gerações e nutrindo um amor duradouro pelos livros”, completa a professora.