Cresol Vale das Águas PR/MG completa 28 anos de história
A cooperativa surgiu da coragem e atitude de 28 pequenos produtores rurais, e hoje atende quase 10 mil cooperados em 10 municípios no Paraná, assim como em outras quatro cidades de Minas Gerais. Na foto o cooperador Pedro Geraldo e sua família
Hoje (24), a Cresol Vale das Águas PR/MG completa 28 anos de atuação. A terceira agência da Cresol aberta em todo o sistema foi em Laranjeiras do Sul, o que faz com que a cooperativa seja considerada uma das pioneiras do sistema.
São 28 anos de história em que a Cresol se consolida como uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil. Mas, esse marco só é possível por meio da atitude ousada dos pioneiros, que viram a necessidade do acesso ao crédito e decidiram cooperar em prol do coletivo.
Sócio fundador
Um dos sócios fundadores da Cresol em Laranjeiras do Sul foi o cooperado Pedro Geraldo da Cruz, 51. Ainda muito jovem, foi convidado por outros dois sócios fundadores a fazer parte. “Eu ainda era bem novo, solteiro e morava com os pais, éramos seis irmãos. Quando me convidaram para participar, me relataram ser uma cooperativa que ajudaria famílias de pequenos agricultores a prosperar, por meio do acesso ao crédito. Foi assim que aceitei o desafio de fazer parte, estou com a Cresol até hoje e pretendo permanecer por muito tempo”, relata.
Pedro relembra que ao iniciar, a Cresol era uma cooperativa de crédito voltada somente para o público rural, especialmente da agricultura familiar. De acordo com o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski, a cooperativa permaneceu voltada ao segmento agro até 2017. Depois de então, passou a ser de livre admissão, ou seja, atendendo a todos os públicos. “Por meio da livre admissão da cooperativa, as empresas e pessoas físicas passaram a fazer parte da Cresol. Além disso, por muitos anos, o único produto disponível na Cresol era o crédito e o crescimento da cooperativa proporcionou também que novos produtos e serviços fossem disponibilizados aos cooperados, como os investimentos em RDC, LCA, poupança, conta corrente, cartões, seguros, consórcios e outros tantos que hoje fazem parte do portfólio da cooperativa”, afirma Sérgio.
Desafios do crédito
O cooperado relata também, a dificuldade que seu pai tinha em relação ao crédito. “Há cerca de 30 anos, era bem difícil e o pequeno produtor não tinha acesso. Um bom exemplo disso é o meu falecido pai, que nunca utilizou o crédito, pois sempre dizia que ‘se eu for fazer algo, o dinheiro está ouvindo’. Com o tempo, eu percebi que não é bem assim, pois sem o apoio de parceiros, fica complicado fazer algo e a Cresol é uma companheira que veio para facilitar os negócios”, destaca.
Pedro trabalhou muitos anos como colaborador de empresas como mercado, frigorífico e outros, em Laranjeiras do Sul. Entretanto, isso não impediu que ele continuasse as atividades na agricultura. “Durante a semana eu trabalhava na cidade, mas, nos finais de semana, me dedicava na propriedade e nunca deixei a atividade da lavoura de lado”, conta o cooperado.
Há cerca de quatro meses, a esposa Sônia Mara Schadek da Cruz, 46, e as filhas Bruna, 22, e Amanda, 15, estão morando em definitivo com Pedro na propriedade da família, localizada na comunidade Vera Cruz. “No início, nós tínhamos gado de corte e recria. Mas, depois que a esposa e as filhas vieram para o interior, iniciamos também o trabalho com vacas em lactação”, conta Pedro. Sônia relata que a vontade de trabalhar com a produção leiteira partiu dela e de sua filha mais velha, Bruna. “Quando a gente veio morar aqui, pensamos que seria uma ótima ideia trabalhar com o leite. Além disso, a nossa filha Bruna está concluindo a graduação em medicina veterinária, o que vai facilitar muito na produção”, conta a produtora.
Pedro foi um dos primeiros 28 sócios fundadores da Cresol em Laranjeiras do Sul. Hoje, esta cooperativa que surgiu da coragem e atitude de 28 pequenos produtores rurais, atende quase 10 mil cooperados, sendo eles de 10 municípios da área de atuação da cooperativa no estado do Paraná e também cooperados de outras quatro cidades no estado de Minas Gerais, este que representa a área de expansão da Cresol Vale das Águas PR/MG. “É um orgulho imenso saber que a cooperativa vem crescendo, sem perder a sua essência, que é fornecer soluções financeiras com excelência para os cooperados, preocupando-se sempre com a comunidade e, assim, gerando desenvolvimento para as cidades e para as pessoas envolvidas”, diz Sérgio.