Promotoria de Justiça de Cantagalo promove atendimento descentralizado à população

Virmond e Goioxim, pertencentes à comarca, também contarão com a expansão de atendimento. Ações ocorrem na próxima semana

O Ministério Público do Paraná (MPPR), através da cooperação das comarcas locais, junto a promotoria de justiça de Cantagalo, promoverá atendimentos descentralizados para a população. Equipes jurídicas serão enviadas para cada cidade, compostas pelos seguintes membros: promotor de justiça, Tharik Diogo, e a oficial de promotoria, Joicy Martins, assim como outros magistrados.

A medida visa aprimorar a acessibilidade da comunidade aos seus direitos. A promotoria também estenderá seus serviços para Virmond e Goioxim, que estão sob a mesma jurisdição.

Esses atendimentos abrangem diversas áreas de atuação do MPPR, incluindo questões criminais, infância e juventude, proteção ao patrimônio público, bem como o suporte a pessoas idosas e com deficiência, entre outras. Nos casos em que a atuação do MPPR não se aplicar, os cidadãos serão encaminhados para os órgãos competentes.

Programação:

Goioxim: Os atendimentos ocorrerão no dia 31 de outubro, das 9 horas às 11h30, na sede da secretaria de Assistência Social do município.

Cantagalo: Dia 31 de outubro, das 09 horas às 11h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Virmond: O atendimento será realizado em 01 de novembro, das 09 horas às 11h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Conforme a oficial de promotoria, Joicy Martins, todos os interessados terão a oportunidade de acessar a promotoria de justiça de forma descentralizada. “Levem seus documentos pessoais e, sempre que possível, documentos relacionados aos casos que desejam discutir com o MPPR. Isso visa a facilitar o acesso à justiça, especialmente para aqueles que enfrentam desafios de transporte na região e têm dificuldade em obter informações”, enfatiza.

De acordo com a oficial, efsa iniciativa do Ministério Público do Paraná tem como objetivo esclarecer as dúvidas da população, uma vez que muitos não têm acesso a informações desse tipo.

“Os atendimentos descentralizados do MPPR visam aproximar a instituição dos cidadãos, facilitando o acesso a orientações jurídicas e o registro de demandas relacionadas às áreas de competência do Ministério Público. Além disso, os cidadãos são encaminhados aos órgãos apropriados nos casos em que a questão não se enquadra na atuação do MPPR”, diz Joicy.

Ainda segundo a oficial, a relevância dessa iniciativa representa um passo significativo na melhoria dos serviços judiciários em Cantagalo e nas localidades vizinhas. “A ação visa não apenas aprimorar a eficiência do sistema, mas também tem o potencial de impactar positivamente a vida da população, especialmente aqueles que podem não estar plenamente cientes de seus direitos.  Essa iniciativa é de grande importância, não apenas para Cantagalo, mas também para os municípios vizinhos, já que aprimora a eficiência dos serviços judiciários e beneficia a população que pode não estar plenamente informada sobre seus direitos”, finaliza Joicy.