Colônia de Férias do Centro da Juventude terá atividade na piscina

Oferecido às crianças e adolescentes matriculados nas oficinas, a iniciativa de longa data terá atividades lúdicas, brincadeiras e gincanas a partir da próxima quarta-feira

Laranjeiras do Sul se prepara para receber mais uma edição da Colônia de Férias do Centro da Juventude. Essa é uma iniciativa de longa data, promovida pela secretaria de Assistência Social, que visa proporcionar momentos de lazer, aprendizagem e prevenção para crianças e adolescentes durante o período de recesso escolar.
Com início na próxima quarta-feira (10) e encerramento programado para o dia 31, a colônia oferece uma variedade de atividades gratuitas para os pequenos laranjeirenses. A novidade deste ano é a parceria com a secretaria de Esportes, que desenvolverá atividades na piscina.

Premissa
A diretora do Centro da Juventude, Janice Couto, destaca a importância do projeto recreativo. “Nosso intuito é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, afastando-os de possíveis envolvimentos com drogas, álcool e atividades impróprias como o trabalho infantil”, diz Janice.
Conforme ela, as atividades disponíveis na colônia incluem, oficinas, gincanas, jogos e contação de histórias, proporcionando momentos de diversão e aprendizado. “A equipe técnica, composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, estará presente durante todo o período, oferecendo suporte e acompanhamento mais próximo”, detalha.
A colônia atende tanto crianças e adolescentes encaminhados para o Serviço de Convivência quanto aqueles que buscam participar espontaneamente. “Atualmente, conta com 150 crianças e 140 adolescentes matriculados, mas a participação é livre. A parceria com a secretaria de Esportes é um dos destaques da colônia, com projetos na piscina”, afirma Janice.

Mais novidades
Além disso, Janice compartilha novidades sobre o funcionamento do Centro da Juventude após o período da colônia de férias. Em fevereiro, junto do Black Heart, serão ofertas aulas de capoeira e dança, atividades que os adolescentes demonstraram interesse. “Essas oficinas contarão com profissionais capacitados, proporcionando aos jovens a oportunidade de participar gratuitamente, promovendo a autoestima e a valorização”, informa.
Questionada sobre o funcionamento normal do Centro da Juventude, Janice ressalta a abertura de novas matrículas no início de fevereiro. “Iniciaremos o período de matrículas para termos uma ideia do número de atendimentos e vagas disponíveis. No entanto, atendemos todos os encaminhamentos, enquanto as vagas adicionais dependem da disponibilidade de profissionais”, afirmou.
“Com o intuito de oferecer um atendimento de qualidade, o Centro da Juventude continuará focado em proporcionar oportunidades de desenvolvimento e diversão para as crianças e adolescentes de Laranjeiras. A comunidade pode esperar um 2024 repleto de atividades enriquecedoras e inclusivas para a juventude local”, finaliza a diretora.