Livro de poesias ‘Tapete de Ilusões’ é lançado pela professora Jaqueline Boeno

“Minha obra tem por objetivo fazer com que outras mulheres se reconheçam nos poemas como suas mesmas histórias e dilemas femininos”, destaca

Recentemente, a professora de Arte e Língua Portuguesa, Jaqueline Boeno D’avila, natural de São José dos Pinhais e laranjeirense de coração, lançou seu livro de poesias intitulado “Tapete de Ilusões”. Filha de trabalhadores rurais, Jaqueline encontrou na leitura um refúgio desde a infância. “Sempre gostei de ler. A leitura fez parte da minha vida e por meio dela conheci diferentes lugares, teorias e conhecimentos que definiram a minha construção pessoal como mulher e também como professora”, revela a autora.
Com uma carreira acadêmica voltada para as políticas educacionais no Brasil, Jaqueline sentiu nos últimos três anos uma necessidade crescente de abordar a subjetividade feminina. “Senti um anseio de falar sobre o sonho da liberdade feminina de decidir sobre sua própria vida”, afirma a escritora.

Inspiração
Sua paixão pela poesia se desenvolveu ao se deparar com obras de grandes nomes da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Paulo Leminski, Cora Coralina e Marina Colassanti.
As influências literárias de D’avila são palpáveis em suas poesias, que abordam temas como amor-próprio, empatia, sonoridade e empoderamento feminino. “Minhas poesias falam de histórias e vivências que me fazem falar da importância do amor-próprio, empatia, sonoridade e empoderamento feminino”, destaca a autora.
A obra, composta por diversos poemas, incluindo um especial intitulado “Solitude ou solidão”, reflete as experiências pessoais da autora. “Esse poema surgiu durante uma noite quando estava completamente sozinha. Aliás, qual mulher nunca sentiu medo de ficar sozinha?”, comenta Jaqueline, que encontrou na escrita uma forma de expressar seus sentimentos e superar desafios.

Empoderamento feminino
Jaqueline Boeno D’avila revela que sua obra tem o objetivo de fazer com que outras mulheres se reconheçam nos poemas, compartilhando histórias e dilemas femininos. “Por essa necessidade de falar o que uma mulher pensa e sente na sua vida pessoal é que minha obra tem por objetivo fazer com que outras mulheres se reconheçam nos poemas como suas mesmas histórias e dilemas femininos”, ressalta a autora.
No cenário literário, D’avila busca incentivar e influenciar outras mulheres a escreverem suas próprias histórias por meio da literatura. “Que o meu livro de poesias seja uma porta aberta de libertação, para que as mulheres possam se reconhecer, se identificar e até mesmo se libertar”, destaca a autora, expressando seu desejo de contribuir para a evolução da representação feminina na sociedade.
“Meu livro é o início de uma história de amor com a poesia e também uma história de amor comigo mesma. Falo da minha necessidade de se libertar desses padrões que julgam, modelam e determinam nossas vidas. Dessa forma, minha aspiração era ser a protagonista dos meus próprios poemas”, finaliza Jaqueline.
O livro pode ser adquirido nas plataformas digitais da Amazon, Americanas e Magazine Luiza.