Com a Nova Ferroeste, Toledo pretende construir um terminal ferroviário
No auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, organizada pela prefeitura do município e a Associação Comercial e Industrial de Toledo, a ferrovia foi o tema principal
As perspectivas de mudanças com a inclusão de uma nova ferrovia na região Oeste indicam uma realidade mais próspera para Toledo, o município com o maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do Paraná. A cidade está considerando a construção de um terminal ferroviário nos próximos anos para se conectar à Nova Ferroeste, que ligará o Porto de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul.
Em uma palestra organizada pela prefeitura e pela Associação Comercial e Industrial de Toledo, técnicos do Plano Estadual Ferroviário discutiram a Nova Ferroeste. A ferrovia encontra-se em fase final de licenciamento ambiental, e o projeto será leiloado na Bolsa de Valores para construção e exploração por 99 anos pela empresa ou consórcio vencedor.
Toledo, que lidera a produção agropecuária no Paraná com um VBP de R$ 4,2 bilhões, está avaliando a possibilidade de construir um terminal ferroviário próximo à saída para Assis Chateaubriand, no distrito de Ouro Preto. O objetivo é acompanhar o trajeto da Nova Ferroeste.
A presidente da ACIT, Anaide Holzbach, mencionou a intenção de apresentar uma proposta para um pátio de movimentação e enfatizou o papel crucial de Toledo como maior consumidor de soja e milho na região, além de líder na produção de proteína animal no estado.
Toledo, com sua produção diversificada, é um candidato ideal para um terminal ferroviário, dada a sinergia entre o tipo de carga e o volume gerado no município. A Nova Ferroeste, com um investimento estimado em R$ 35,8 bilhões, visa impulsionar o desenvolvimento econômico nos estados envolvidos, Paraguai e Argentina, oferecendo fretes mais acessíveis e uma alternativa menos poluente em comparação com o modal rodoviário.