Prefeitura de Três Barras realiza mutirão de limpeza após confirmar 120 casos de dengue
Além de medidas preventivas, a população foi alertada a buscar atendimento em caso de sintomas. “A atenção e combate é dever de todos”, disse a coordenadora, Delina Oenning
O município de Três Barras do Paraná enfrenta uma epidemia de dengue, com mais de 120 casos confirmados pela secretaria de Saúde. A gravidade da situação requer ação imediata e colaboração de toda a população.
Ação urgente
Diante desse cenário alarmante, a secretaria de Saúde convocou a população para participar ativamente do combate ao mosquito Aedes aegypti. É fundamental que cada cidadão assuma sua responsabilidade e tome medidas para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências e arredores.
A coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Delina Gomes da Silva Oenning explica o objetivo do mutirão. “Esta é uma ação conjunta que visa promover a limpeza e a eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor”.
Mutirão
Como parte das medidas de combate à dengue, iniciou ontem (7), o mutirão de limpeza urbana. A coordenadora ressalta que esse mutirão já é uma ação programada anualmente, neste ano estava programado para final de fevereiro, porém, devido à situação de epidemia de dengue em nosso município, precisou ser adiantada.
Apelo à colaboração
A população é solicitada a colaborar com o mutirão, retirando todos os objetos que possam acumular água em suas propriedades. Entre esses objetos estão pneus, vidros, sucatas de ferro, lixo eletrônico, móveis velhos e materiais recicláveis. O objetivo é evitar a formação de locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Delina reforçou a necessidade da participação de cada cidadão no combate à dengue. “O importante é que cada um faça a sua parte para que a gente possa eliminar esses criadouros e vencer junto os casos de dengue no nosso município”.
Alerta para sintomas
Além das medidas preventivas, a população foi alertada a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas de dengue. A secretária ressaltou a necessidade de tratamento precoce. “Em caso de sintoma de dengue, as pessoas devem procurar atendimento o quanto antes pois é muito importante, principalmente a hidratação precoce para evitar qualquer tipo de complicação”.
Fiscalização e penalidades
A Vigilância Sanitária Municipal estará fiscalizando os imóveis e notificando os responsáveis que não cumprirem com as orientações de eliminação de criadouros. “Aqueles que não se adequarem dentro dos prazos estabelecidos serão multados de acordo com a Lei Municipal n° 132 de 2009. Os casos de descumprimento serão encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências legais”, finaliza a coordenadora.