Campanha que estimula práticas saudáveis reúne 200 mulheres

Entitulado como ‘Projeto Incentiva’, a ideia foi lançada pela personal Thalia Panatto e a nutricionista Brenda Tizatto, de Laranjeiras

Na busca por uma vida mais saudável e equilibrada, muitas vezes as pessoas se deparam com desafios que vão além da simples vontade de mudança. É necessário um apoio sólido, orientação especializada e, acima de tudo, uma comunidade que compartilhe dos mesmos objetivos e valores. Pensando nisso, a personal trainer Thalia Panatto e a nutricionista Brenda Tizatto lançaram o ‘Projeto Incentiva’, totalmente gratuito e que reuniu mais de 200 mulheres de toda a região, na última semana de janeiro.

Iniciativa

Atuando há três anos nas áreas específicas, as profissionais que dedicam a formação ao esporte, com nutrição clínica, esportiva, metabolismo e emagrecimento, o motivo que as fez lançar o projeto foi tirar do papel as metas do início de ano.
De acordo com Thalia, no início de janeiro, surgiu a ideia de lançar algo gratuito a fim de motivar as pessoas a iniciar a mudança de hábitos. “O início do ano é marcado pelas metas e a vida fitness é sempre citada. Pensando nisso, e tendo o Carnaval como feriado próximo, optamos pelo projeto que antecedia a data festiva para iniciar”.

Brenda relembra que a iniciativa foi tomada somente por ela e a colega. “Na semana seguinte, fizemos uma reunião e decidimos definitivamente o público alvo e o cronograma do projeto”.

Para quem acompanhou as redes sociais das mediadoras, viu que na última semana de janeiro, os stories só tinham as participantes do Incentiva.
Thalia ressalta que desde o início, tinham o objetivo de mostrar para as participantes que mesmo na correria diária, podiam e deveriam dedicar um tempo cuidar delas mesmas. “10 minutos de exercícios fazem toda a diferença”, disse ela.

A nutricionista reforça que outro objetivo era uma motivação e reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável. “Um grande ponto que trabalhamos foi a alimentação de cunho comportamental e emocional. Qual é o ponto fraco que impede e dificulta muitas pessoas de atingir seus objetivos e mudança de hábitos. O importante mesmo era fazer e não ficar parada”, completa.

Sucesso

Ao lançarem o projeto, a expectativa inicial era atingir 50 participantes, mas ao contrário do que imaginavam, o grupo aberto do WhatsApp, reuniu mais de 200 mulheres. “O interesse mútuo por uma vida saudável nos surpreendeu. Apenas o vídeo de lançamento da campanha no Instagram teve quase 10 mil visualizações”, ressalta Brenda.

Ativo entre o dia 28/01 e 03/02, o contato acontecia pelo aplicativo de conversas, onde as profissionais enviavam diariamente vídeo de treino, desafios bônus e dicas de alimentação. “Por algumas horas, abríamos a interação entre as participantes para tirar dúvidas. Assim, tudo fluiu até o final da campanha”, disse Thalia.

Segundo a nutricionista, a participação e interação superou as expectativas, já que haviam mulheres de idades e rotinas distintas. “Cada uma tinha sua particularidade, porém, todas estavam no mesmo caminho e buscavam os mesmos objetivos, que era se desafiar, cumprir com as tarefas diárias e além de tudo isso publicar nos stories para pontuar”.

Thalia ressalta que por ser online, o projeto atingiu públicos de cidades distintas, tanto na região, como algumas cidades de Santa Catarina e Mato Grosso. “O objetivo do projeto foi abranger tanto o público iniciante, que nunca teve oportunidade de treinar em academia. Os vídeos eram úteis para quem treinava em casa e as adeptas à academia”, explica.

As mediadoras enfatizam que com a repercussão gigantesca, o projeto atingiu comércios interessados em contribuir e incentivando as profissionais a realizar mais campanhas iguais a esta. “Ao cumprir cada atividade, a participante registrava em foto e postava em seu perfil do Instagram e nos marcando. Cada atividade registrada valia 5, 5 e 3 pontos cada uma, respectivamente. A cada dia que concluíam os temas propostos, somavam 13 pontos. No final, as maiores pontuações ganhavam prêmios como um vale compras de R$ 200, um mês de acompanhamento nutricional comigo e uma consultoria online com a Thalia Panatto”, detalha Brenda.

Mais edições

Ao serem questionadas sobre os benefícios alcançados com base em suas profissões, Thalia e sua parceira refletem sobre o sucesso do projeto. “Alcançamos nosso objetivo que foi incentivar essas mulheres e com isso o reconhecimento profissional vem”, comenta.
Elas enfatizam seu comprometimento integral com o projeto, mesmo diante das demandas do dia a dia. “Nos dedicamos 100%. O agradecimento e reconhecimento de cada uma foi especial e único, não temos palavras para agradecer a todas que confiaram em nosso trabalho”, disse Brenda.

Conforme Thalia, a intenção é expandir o projeto. “Foi incrível testemunhar mulheres superando desafios e expressando gratidão pelo apoio que oferecemos. Com base nessa experiência gratificante, definitivamente planejamos lançar mais projetos no futuro. Estamos considerando algo mais amplo, talvez com uma duração maior, mais prêmios e conteúdo adicional. Vamos aproveitar o que funcionou bem e repensar alguns aspectos para tornar a próxima iniciativa ainda mais impactante”, finaliza.