Waldomiro Boeira representa o Paraná em competição nacional de Tiro Esportivo
O laranjeirense ganhou na classe Veteranos, modalidade Tiro de Precisão – carabina/fuzil Red Dot, da Confederação Brasileira de Tiro Tático
O avô da Lara e da Liz, Waldomiro Francisco Boeira Filho recebeu em abril, uma importante medalha. Representando o Clube de Tiro Boeira Filho, ele ganhou uma das etapas do campeonato da Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT).
A disputa ocorreu em fevereiro. Cada atleta participou atirando 5 vezes em 30 segundos, com acompanhamento de instrutor credenciado. Tudo filmado e cronometrado para fins de avaliação, classificação e pontuação.
A categoria dessa competição foi Tiro de Precisão – carabina/fuzil Red Dot – Veteranos. “A dificuldade é atirar no alvo com rapidez e precisão, em poucos segundos. Mas eu fiz abaixo de 20 segundos”, conta Boeira.
Com um total de 50 pontos, Waldomiro levou Paraná a vencer essa etapa Campeonato Nacional, seguido de Santa Catarina e Espírito Santo (confira no box o resultado completo), respectivamente em segundo e terceiro.
Participando pela primeira vez dessa competição, Boeira ficou exultante com a conquista. “Eu fui campeão de tiro quando servi o exército e desde então prático sempre que posso”, afirma o atleta.
Além de ter boa pontaria e praticar, segundo ele, é importante cuidar da saúde de forma integral, para se manter competitivo. “Procuro me cuidar com uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente”, explica.
De família
A advogada Kauanny Boeira, filha mais velha do casal (Rita e Waldomiro) e sócia do clube de tiro, também já levou uma medalha nacional. Em 2023, ela ficou em segundo lugar na categoria Damas, atirando com carabina 357 Magnum, também pela Federação.
Boeira analisa que praticar tiro ao alvo é um esporte como qualquer outro. “Uns andam de bicicleta, futebol outros fazem, academia, halterofilismo e o tiro como as demais atividades esportivas, é uma paixão e faz bem. Claro que precisa seguir as regras de segurança”, relembra.
Tempos duros para os CACs
Desde a mudança de governo, os clubes de tiro vêm enfrentando diversas barreiras e mudanças na legislação, que dificultam seu funcionamento. “CAC quer dizer Caçador, Atirador e Colecionador, denominação de quem é membro dos clubes de tiro. “O atual governo suspendeu a documentação durante o ano de 2023. Parece que agora estão retornando, mas com muitas dificuldades e restrições para os praticantes. Como por exemplo, restringiu o calibre e dificultou o transporte. Todavia, seguimos acreditando e lutando pelo esporte”, diz Boeira.