Sabotagem a cabos de internet na França causa interrupção de serviços durante Jogos Olímpicos
Ato de vandalismo em várias localidades interrompe serviços de internet e telecomunicações, impactando operadores e usuários em todo o país
Na madrugada da última segunda-feira (29), cabos de internet de longa distância na França foram cortados em um ato de sabotagem, causando interrupções nos serviços de internet em todo o país. Este incidente ocorre em meio aos Jogos Olímpicos de Paris, que já haviam sido alvo de ataques incendiários a linhas de trens de alta velocidade poucas horas antes do início dos jogos.
Marina Ferrari, ministra júnior para assuntos digitais da França, declarou na rede social X que diversos locais no país foram afetados por ‘danos’ que impactaram os provedores de telecomunicações, resultando em ‘consequências localizadas’ para os serviços de fibra óptica e conectividade móvel. Empresas de internet confirmaram os danos.
Impactos e investigações
Até o momento, ninguém assumiu a responsabilidade pelos ataques. As autoridades ainda não identificaram suspeitos envolvidos na sabotagem dos cabos, mas acreditam que a interrupção nos serviços de trens pode ter sido cometida por indivíduos com inclinações políticas ‘ultra-esquerdistas’.
Os incidentes durante os Jogos Olímpicos ocorrem em um momento em que a Rússia tem sido acusada de uma série de desinformações direcionadas à França e também de potenciais ataques de sabotagem na Europa.
A segunda maior empresa de telecomunicações da França, SFR, foi uma das mais impactadas pelo vandalismo. “Nossa rede de fibra de longa distância foi sabotada entre 1 hora e 3 horas da madrugada passada em cinco locais diferentes”, afirmou um porta-voz da SFR.