Laranjeiras do Sul brilha com duas medalhas nos Jogos da Juventude

Em Prudentópolis, as equipes masculinas de Futsal e Vôlei de Laranjeiras do Sul fizeram história: conquistaram ouro inédito e uma prata marcante, celebrando o retorno ao pódio após 20 anos

Laranjeiras do Sul brilhou nos Jogos da Juventude, fase macrorregional, realizados em Prudentópolis no último final de semana (17 e 18 de agosto). A cidade conquistou ouro no Futsal Masculino Sub-17 e garantiu a prata no Voleibol Masculino.

Futsal
No Futsal Masculino Sub-17, a equipe de Laranjeiras do Sul superou adversários difíceis para assegurar o título. Com vitórias suadas contra Paranaguá, Tibagi e Prudentópolis, o time, comandado pelo técnico Ranieri Gabriel, carimbou seu passaporte para a fase estadual chave ouro, que ocorrerá em outubro, na cidade de Campo Mourão. “A macro era de extrema importância para nós. Desde o início, sabíamos que precisávamos estar entre as oito melhores equipes para chegar à fase final. O Juventude é um campeonato Paranaense de alto nível, com equipes como Operário, Acel e Pato sempre disputando. Chegar na fase final mostra o quanto o nosso projeto vem evoluindo”, destacou Ranieri.
A campanha foi marcada por momentos de tensão, especialmente na partida contra a APAF, decidida nos pênaltis. Na sequência, a equipe venceu Tibagi por 2 a 1 e, no jogo decisivo contra Prudentópolis, saiu atrás no placar, mas empatou e, faltando 40 segundos para o fim, garantiu a vitória e o título com um gol de Marin. O técnico Ranieri comentou sobre as expectativas para a fase final: “A data ainda não está definida, mas será em outubro, em Campo Mourão. Serão oito equipes divididas em dois grupos, e os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais.”
É primeira vez que a modalidade alcança este nível da competição.

Vôlei
Já no Voleibol Masculino, Laranjeiras disputou a chave ouro contra equipes tradicionais como São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Prudentópolis. Com um desempenho consistente, a equipe conquistou o vice-campeonato, garantindo vaga na chave prata do estado. “Tivemos dois jogos intensos contra Ponta Grossa e São José dos Pinhais. No último jogo, contra a equipe da casa, Prudentópolis, precisávamos de uma vitória simples, e conseguimos. Apresentamos um nível de concentração elevado e conquistamos o resultado que nos colocou como vice-campeões”, explicou Jonatha Silva, presidente da Ala Vôlei e representante da comissão organizadora.
Jonatha também destacou o trabalho tático e psicológico realizado pela equipe técnica, composto por ele e Andressa Dariz, e ressaltou a importância do apoio da secretaria de Esporte. “No ano passado, ficamos em terceiro lugar, fora da fase estadual. Este ano, estamos lá, o que mostra que nosso trabalho está atingindo objetivos maiores a cada dia. Agora, vamos trabalhar para manter a constância e evoluir cada vez mais”.

Próximos jogos
O próximo desafio do voleibol de Laranjeiras será nos Jogos Abertos do Paraná, fase macrorregional, em Guaratuba, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. A equipe disputará a chave prata após o vice-campeonato em casa, enfrentando Paranaguá e Telêmaco Borba, com o objetivo de alcançar a fase estadual.
Com essas conquistas, Laranjeiras do Sul volta a figurar entre as melhores do estado, após mais de 20 anos sem chegar à fase final dos Jogos da Juventude. “Os resultados são um reflexo do trabalho árduo dos atletas e técnicos, que seguem firmes na busca por novas vitórias e evolução constante no esporte”, finaliza Jonatha.

Comemoração
De acordo com o secretário de Esportes, Rafael Nascimento, as recentes vitórias no esporte têm trazido grande alegria para Laranjeiras do Sul, com equipes locais conquistando destaque em competições importantes. “Esse é um marco histórico para nossa cidade, resultado do projeto desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Ala Vôlei e o Operário Laranjeiras. Estamos muito orgulhosos de todo o trabalho realizado”, finaliza.