Pesquisa de aluno da UFFS conquista o 3º lugar no Prêmio Melhores TCCs do CREA-PR
Feito pela profª Vânia Pinto em parceria com o egresso Davi Luiz Koester, o estudo analisou o desenvolvimento de bandejas biodegradáveis reforçadas com diferentes resíduos agroindustriais
O trabalho de conclusão de curso do engenheiro de alimentos Davi Luiz Koester, de Saudade do iguaçu, formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, foi reconhecido com o 3º lugar na categoria Química no Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso do Paraná. O prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), destacando as melhores pesquisas acadêmicas do estado.
Pesquisa
A pesquisa de Davi, intitulada “Desenvolvimento de bandejas biodegradáveis reforçadas com diferentes resíduos agroindustriais”, foi desenvolvida sob a orientação da professora Vânia Zanella Pinto e apresentada na UFFS em 2023. O estudo foca em um problema ambiental urgente: a poluição causada pelo descarte inadequado de embalagens plásticas, particularmente o poliestireno expandido (EPS), um material amplamente utilizado e de difícil reciclagem.
“O descarte incorreto de embalagens plásticas é um problema de alta relevância socioambiental”, destacou Davi. Com o objetivo de mitigar esse problema, ele desenvolveu bandejas biodegradáveis à base de amido, um material abundante, de fácil acesso e baixo custo. A inovação do projeto reside na adição de diferentes resíduos agroindustriais, como sabugo de milho, palhada de soja, casca de mandioca, casca de pinhão e resíduos de erva-mate. Esses aditivos foram testados para melhorar as propriedades das embalagens, como resistência e flexibilidade, sem comprometer sua biodegradabilidade.
Resultados
O estudo concluiu que as embalagens biodegradáveis de amido expandido possuem grande potencial para substituir, ao menos parcialmente, as embalagens de EPS, contribuindo para a redução da presença de microplásticos no meio ambiente. “Este tipo de embalagem amplia as possibilidades de produção de materiais não formadores de microplásticos, evitando assim a presença desses materiais no solo, na água e no ar”, explicou Davi.
Reconhecimento
Davi destacou a importância da orientação da professora Vânia Zanella Pinto para o sucesso do projeto. “Ela foi fundamental para o desenvolvimento do projeto, desde a ideia inicial até a condução das análises”, afirmou. O reconhecimento pelo CREA-PR veio como uma grande realização pessoal para o engenheiro, que revelou seu desejo, desde o início, de concorrer ao prêmio de melhor TCC do Paraná. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento da minha equipe de TCC, que me ajudou tanto durante essa jornada. Sinto muito orgulho por saber que toda a nossa entrega valeu a pena”, comemorou.
A professora Vânia, que acompanhou a trajetória acadêmica de Davi desde o segundo ano de graduação, expressou seu orgulho e satisfação com a vitória do aluno.
“Desde o início, Davi sempre demonstrou ser um aluno muito dedicado e comprometido. Começamos a trabalhar juntos quando ele estava no segundo ano de graduação, e foi incrível observar sua evolução tanto como estudante quanto como profissional. Hoje, ele atua em uma empresa global de alimentos, e eu nunca tive dúvidas de que alcançaria o sucesso. Quando o trabalho dele foi selecionado para concorrer ao prêmio, eu tinha plena certeza de que ele tinha grandes chances de vencer. É gratificante ver nossos alunos recebendo prêmios como este” afirmou a professora Vânia, destacando o mérito do estudante.
Premiação
O CREA-PR divulga anualmente a relação dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e de Extensão Universitária do Paraná. Foram selecionados os melhores TCCs e projetos de extensão apresentados em 2023 nas modalidades de Agrimensura, Agronomia, Geologia, Engenharias Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica, Química e Multidisciplinar, além de Agroecologia na Extensão. Nesta edição, foram inscritos 290 TCCs e 60 projetos de extensão oriundos de diferentes regiões do estado.
Os finalistas terão seus trabalhos expostos no 31º Fórum de Docentes e Discentes, que acontece de 27 a 29 de agosto em União da Vitória.