IFPR e ACIQI lançam curso de gestão de microempresas para impulsionar negócios locais
Com início na próxima quarta-feira (04), o objetivo é formar profissionais habilitados e qualificados para empreender e conduzir empresas de diversos setores
Na última semana, a comissão organizadora do curso de Gestão de Microempresas reuniu-se na Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu (ACIQI), para discutir e organizar o início do curso. Ele será realizado na próxima quarta-feira (04), às 19 horas, na própria ACIQI.
Esta iniciativa é fruto da parceria entre o IFPR Quedas do Iguaçu e a ACIQI. Seu objetivo é formar profissionais habilitados e qualificados para empreender e conduzir empresas de diversos setores de maneira eficiente e sustentável.
Equipe
Os professores que ministrarão o curso são Pedro Buron, Rafael Chiapetti, Angelo A. Menegatti Boschi, Daniel Bento Macedo, Paula Rigoni e Cris Colsenti
Todos os professores são externos ao IFPR, mas são membros ativos da comunidade de Quedas do Iguaçu. Eles se prontificaram a contribuir com o curso, trazendo uma ampla experiência prática e uma visão enriquecedora para a formação dos participantes.
A presidente da Aciqi, Paula Rigoni, destaca que a associação e o IFPR têm uma sólida parceria que já dura muitos anos. A ideia desse curso surgiu de um dos diretores da associação, Pedro Buron, proprietário do Casarão Materiais de Construção. Alinhado com o compromisso da ACIQI nos últimos anos, Pedro buscou fortalecer a formação de novos empreendedores. O diretor do IFPR, Flavio Cechim, que também faz parte da diretoria da ACIQI e é um grande entusiasta da capacitação de jovens, abraçou a ideia. Juntos, formaram um grupo com professores voluntários da comunidade e pós várias reuniões, desenvolveram o curso de Gestão de Microempresas. “Para nossa surpresa, em poucos dias de divulgação, mais de 50 pessoas se interessaram, sendo a maioria delas microempreendedores individuais (MEIs). As inscrições já estão abertas, e o curso terá início em setembro, com término previsto para novembro. As aulas serão realizadas à noite, na sede da ACIQI, em oito encontros teóricos, além de um trabalho final. Os participantes receberão certificação ao concluírem o curso”, disse.
Expectativas
- Segundo a organização, ao final do curso, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido as seguintes competências:
- Demonstrar competência técnica e tecnológica em sua área de atuação, com habilidades empreendedoras, e utilizar recursos multimidiáticos para desenvolver atividades na área de gestão.
- Atuar de forma eficaz em processos administrativos de micro e pequenas empresas, executando atividades de apoio nas áreas de planejamento estratégico, recursos humanos, finanças, marketing, negociação e empreendedorismo, sempre observando os procedimentos operacionais e a legislação vigente.
- Gerenciar a produção e a comercialização de produtos, utilizando ferramentas tecnológicas adequadas.
- Mostrar proatividade na busca pelo aperfeiçoamento contínuo de seus conhecimentos, tanto humanísticos quanto técnicos e tecnológicos.
As matrículas para o curso começarão no dia 28/08/2024, quarta-feira, e deverão ser realizadas por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado para os candidatos interessados.
Importância
Segundo Paula, este curso é de grande importância para a comunidade de Quedas do Iguaçu, pois contribui para o desenvolvimento econômico local ao capacitar empreendedores e gestores que poderão fomentar novos negócios e aprimorar a gestão das empresas existentes. “A formação oferecida permitirá que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mercado, promovendo a inovação e a sustentabilidade dos pequenos negócios na região. Além disso, o curso fortalece a colaboração entre instituições educacionais e empresariais, refletindo um compromisso com o crescimento e a prosperidade da comu