Paraná: 100 diretores do intercâmbio ‘Ganhando o Mundo Diretor’ retornam do Chile
A coordenadora pedagógica e responsável pelo programa, Adriana Zanini e a diretora da Escola João Rysicz de Marquinho, Márcia Aparecida Segóbio, compartilha suas experiências e o aprendizado cultural
Após duas semanas intensas de imersão em práticas educacionais no Chile, cem diretores de escolas estaduais do Paraná retornaram ao Brasil no último domingo (08). A viagem, promovida pelo programa ‘Ganhando o Mundo Diretor’, faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que busca proporcionar aos gestores escolares uma experiência internacional focada em liderança educacional. A proposta é absorver as boas práticas de gestão e ensino do Chile, um dos países mais bem avaliados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) na América do Sul, e replicar esses conhecimentos nas escolas paranaenses.
A coordenadora pedagógica Adriana Zanini e a diretora da Escola João Rysicz, de Marquinho, Márcia Aparecida Segóbio, compartilharam com exclusividade ao Jornal Correio do Povo do Paraná suas impressões sobre a experiência no intercâmbio e o aprendizado cultural que planejam aplicar nas escolas do estado.
Oportunidades
A coordenadora do programa e que foi a responsável por selecionar e acompanhar os profissionais que participaram do intercâmbio, Adriana Zanini, explica a relevância da iniciativa e compartilhou detalhes da experiência, destacando sua responsabilidade como líder da missão. “Foi uma experiência ímpar, um dos maiores privilégios da minha vida. Eu fui com a responsabilidade de conduzir, acompanhar, organizar e fazer com que as coisas acontecessem em termos da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), além de incentivar os 100 diretores. Isso tudo veio acompanhado da oportunidade de conhecer uma nova língua, uma nova cultura, conviver com outras pessoas e explorar outro tipo de sistema educacional”, comenta Adriana.
Ela também ressalta a troca de experiências entre os diretores, que puderam comparar as práticas educacionais chilenas com as paranaenses. “Nós buscamos e encontramos muito mais do que esperávamos. Foram 15 dias de formação presencial, que se somaram a duas semanas de preparação online. O que vimos no Chile nos surpreendeu positivamente, principalmente em termos de gestão escolar e avaliação de professores”, destaca Adriana.
Liderança e aprendizado
Como coordenadora, Adriana exalta a importância de observar de perto como a gestão educacional chilena funciona e como a liderança é exercida nas escolas. “O que me chamou muita atenção no Chile foi a clareza nos papéis de cada ator da educação. Todo mundo sabe exatamente o que precisa fazer. Os pais, por exemplo, são responsabilizados imediatamente se não mandam os filhos para a escola, e a justiça atua rapidamente nesse sentido”, explica.
Ela também fala sobre como pretende aplicar o que aprendeu, no Paraná. “Eu trago na bagagem a certeza de que a educação é o único caminho para transformar vidas. Depois de tantos anos, ter a oportunidade de liderar esse grupo em busca de conhecimento é um presente incalculável. Eu volto muito confiante de que o Paraná está no caminho certo”.
Desafios e dificuldades
Apesar das conquistas, ela mencionou os desafios enfrentados durante a viagem, especialmente relacionados à adaptação ao idioma e à rotina chilena. “A maior dificuldade foi, sem dúvida, a língua. Acostumar os ouvidos ao espanhol leva tempo, e o início foi desafiador. Além disso, sair da rotina e encarar uma nova logística, como andar de metrô, foi diferente para muitos de nós”, relatou. Ela ainda compartilhou um episódio em que uma das participantes teve sua carteira roubada no metrô, ressaltando a importância da segurança em viagens internacionais.
Aplicando o aprendizado
A coordenadora enfatiza que o intercâmbio não terminou com a volta ao Brasil. O aprendizado continua e será aplicado nas escolas paranaenses. “A formação ainda não terminou. Os diretores terão até 11 de outubro para entregar um portfólio, detalhando como pretendem aplicar nas suas escolas o que aprenderam no Chile. Além disso, eles terão que apresentar os resultados para o Estado”, explica.
O olhar da prática
A diretora da Escola João Rysicz, Márcia, também participou da viagem e realça a importância de aprender novas metodologias de ensino. “Nosso objetivo era aprender práticas e metodologias que pudessem ser adaptadas à nossa realidade. Tivemos a oportunidade de visitar duas escolas e conversar diretamente com professores, equipes gestoras e alunos, além de observar a infraestrutura e as estratégias pedagógicas”, frisa.
“Em resumo, a educação do Paraná só tem a ganhar cada vez que é ofertada uma formação de professores, diretores, funcionários, pois podemos fazer uma retomada do que já temos e do que podemos fazer a mais, trazendo experiências novas”, assegura a diretora.
Para Zanini o programa ‘Ganhando o Mundo Diretor’ se consolida como uma importante ferramenta de formação continuada para os gestores escolares paranaenses, reforçando o compromisso do Paraná em manter sua educação entre as melhores do país. “Foi um privilégio participar de algo tão grandioso. Não tenho dúvidas de que essa experiência fará a diferença nas escolas do Paraná”, concluiu Adriana.