Sicredi e parceiros realizam soltura de 12 mil peixes nativos no alagado de Rio Bonito

A ação visa o desenvolvimento sustentável e a preservação de recursos naturais e foi concretizada no último sábado (26). Foram investidos mais de R$ 18,4 mil na compra de alevinos

O Comitê de Sustentabilidade Sicredi Grandes Lados PR/SP, soltou 12 mil peixes nativos no alagado de Rio Bonito do Iguaçu, no último sábado (26). O gesto de compromisso com a sustentabilidade ambiental e a preservação da biodiversidade aquática teve como parceiros a Associação Santiago Pesca Esportiva (ASPE), a Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca do Governo do Paraná, o Projeto Rio Vivo, e os pescadores participantes do 19º Campeonato de Pesca Esportiva. Para aquisição dos alevinos foram investidos mais de R$ 18,4 mil, entre o patrocínio do Sicredi e doações dos pescadores.

Sustentabilidade e preservação

O presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, expressou seu entusiasmo com a ação, destacando sua importância não apenas para o meio ambiente, mas como um reflexo dos valores da cooperativa. “Esta ação simboliza nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais. Ao reintroduzirmos peixes nativos em nosso lago, estamos não apenas enriquecendo a vida aquática, mas também reafirmando nosso compromisso com a ODS 14 – Proteger a Vida Marinha. Fica aqui registrado nosso agradecimento a todos os parceiros, pescadores e colaboradores envolvidos na ação”, afirmou Muffato.

Importância para o futuro

Por sua vez, o Diretor Executivo Jardiel Cherpinski ressaltou o impacto a longo prazo da soltura dos alevinos. “Além de contribuir para a preservação ambiental, estas ações têm um efeito multiplicador, beneficiando as comunidades locais e os pescadores que praticam pesca esportiva. Estamos orgulhosos de liderar iniciativas que promovem a conscientização das pessoas”, disse.

“Agradeço o apoio de todos os parceiros e colaboradores, o Conselho de Administração em nome do Presidente Orlando pelo patrocínio e entendimento da importância da ação, a ASPE, Projeto Rio Vivo e Governo do Paraná, e aos pescadores do campeonato de forma especial que contribuíram na compra e soltura dos alevinos”, completou Jardiel.