Hoje é o último dia para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2024

Apenas ausências justificadas com base nos critérios propostos pelo Inep serão consideradas, e a decisão pode ser consultada na própria página do participante

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que não puderam comparecer a um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos ou a doenças especificadas no edital, têm até às 23h59 de hoje (15), para solicitar uma reaplicação. As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro, exclusivamente para aqueles que tenham seus pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o exame.

Comprovantes
O processo de pedido de reaplicação exige que o candidato envie documentos que comprovem o motivo da ausência. O envio não garante automaticamente o direito à nova prova, sendo necessário que o Inep avalie e aprove o pedido com base nas evidências apresentadas. Para realizar a solicitação, é necessário acessar a página do participante e anexar os documentos exigidos.

Casos de reaplicação
Entre as razões aceitas para reaplicação estão doenças como covid-19, sarampo, tuberculose, varicela e outras ocorrências no edital, além de falhas logísticas como desastres naturais, problemas de infraestrutura não locais de prova ou falhas na iluminação devido à falta de energia. Apenas ausências justificadas com base nos critérios propostos pelo Inep serão consideradas, e a decisão pode ser consultada na própria página do participante.
Mesma estrutura
As provas de reaplicação terão a mesma estrutura do exame regular, com 180 questões distribuídas entre as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. No entanto, o conteúdo será diferente para garantir a igualdade de condições entre os participantes. O resultado para quem participar da reaplicação será divulgado junto às provas regulares, no dia 13 de janeiro de 2025.