Sonho realizado dos senseis Jefferson e Rafael Rodrigues, foram entregues mais de R$ 3 mil em prêmios. Na classificação geral, os anfitriões da Barbosa Academia ficaram em terceiro lugar
O último domingo (17) marcou um dia histórico para o esporte em Laranjeiras do Sul. O 1º Open Jiu-Jitsu, idealizado pelos senseis Jefferson Rodrigues e Rafael Rodrigues, movimentou o Ginásio Laranjão, reunindo cerca de 400 atletas de 19 cidades. O evento, fruto do projeto social desenvolvido há dois anos no CRAS e Centro da Juventude, consolidou o município como palco de grandes competições esportivas e destacou a força da modalidade no Paraná.
Combate
As disputas contemplaram categorias que iam desde o mirim até o master, com intensa participação e apoio da comunidade local. A equipe Barbosa, anfitriã do evento, garantiu o terceiro lugar geral, enquanto a Gracie Barra conquistou o segundo e a Red Lions, liderada pelo professor Rodolfo, ficou com o primeiro lugar. “Nosso sonho saiu do papel. Sempre ensinamos, treinamos pensando em criar um evento deste porte e conseguimos. O Open lotou o Laranjão, trazendo famílias e amantes do esporte. Nós somos gratos aos parceiros e todos que de alguma forma, nos ajudaram para promover o evento”, enfatizou Jefferson.
Premiação e reconhecimento
Foram distribuídos R$ 3 mil em prêmios nas categorias absolutas, além de 380 medalhas para os atletas e troféus para as equipes que se destacaram. Segundo o professor Rafael Rodrigues, o sucesso da primeira edição reforça a ideia de transformar o Open em um evento anual: “Há anos não tínhamos uma competição de jiu-jitsu na cidade. Este ano, conseguimos reunir mais de 320 atletas de 20 municípios e proporcionar um espetáculo para o público. Estamos motivados a repetir esse sucesso nos próximos anos.”
Turismo e economia local
Além da emoção das lutas, o Open Jiu-Jitsu impulsionou setores importantes da economia de Laranjeiras. Visitantes de outras cidades chegaram com antecedência, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local. “O ginásio estava lotado. Muitas pessoas vieram desde sexta-feira e sábado, conhecendo a cidade e aproveitando os serviços locais. Isso mostra que o esporte também é um motor econômico e turístico”, destacou o sensei Jefferson.
Apoio e parcerias garantem sucesso
O secretário de Esportes, Rafael Nascimento, ressaltou a importância das parcerias público-privadas na realização de eventos esportivos: “Em oito anos, fizemos grandes eventos em diversas modalidades. O jiu-jitsu foi mais um sucesso. Com o envolvimento de três academias locais – Carlson Gracie, Gracie Barra e Barbosa – e apoio da prefeitura e de patrocinadores, conseguimos fomentar o esporte dentro da cidade e projetar o nome de Laranjeiras do Sul pelo Paraná.”