UFFS Laranjeiras ofertará Engenharia Química a partir de 2025
UFFS ofertará Engenharia Química a partir de 2025
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) anunciou que, a partir de 2025, oferecerá o curso de graduação em Engenharia Química no Campus Laranjeiras do Sul. A novidade foi divulgada na última semana.
Vagas
Com 25 vagas anuais, o curso de Engenharia Química será presencial e em turno integral. A seleção de estudantes será realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), e a primeira turma começará os estudos já no primeiro semestre letivo de 2025. A formação terá duração de 10 semestres (5 anos).
Objetivo
O curso de Engenharia de Química da UFFS tem como intuito capacitar profissionais para desenvolver atividades voltadas para aplicação na indústria química e efetuar pesquisas relacionadas ao acompanhamento, ao controle, à melhoria e à inovação em todos os processos envolvidos nas cadeias produtivas de produtos químicos.
Onde atuar?
O Engenheiro Químico formado pela UFFS estará habilitado para atuar em áreas como produção e processos, garantia da qualidade, tratamento de efluentes, gerenciamento e administração, pesquisa e desenvolvimento, projetos, áreas comercial e marketing, fiscalização de obras e serviços técnicos, no que tange processos químicos.
Oportunidade
O coordenador do curso de Engenharia Química, professor Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, ressaltou as inúmeras oportunidades para futuros profissionais da área. Segundo ele, o setor está em constante expansão, com uma crescente demanda por especialistas qualificados. “A área de Engenharia Química oferece um campo de atuação amplo e diversificado. Os profissionais podem trabalhar em setores como indústria farmacêutica e de biotecnologia, cosméticos e higiene pessoal, química, materiais e polímeros, papel e celulose, mineração e metalurgia, além de sustentabilidade e meio ambiente, entre outros. Isso resulta em muitas oportunidades no mercado de trabalho para engenheiros químicos”, afirmou o professor.
Diferencial
O curso de Engenharia Química combina uma base teórica sólida com uma formação prática dinâmica, utilizando laboratórios equipados com tecnologia de ponta. Segundo a coordenação do curso, os estudantes terão acesso a uma infraestrutura moderna para realizar atividades práticas e pesquisas, focadas no desenvolvimento de habilidades técnicas e formativas.
“Os alunos irão desenvolver competências essenciais, como a capacidade de analisar e compreender problemas complexos da engenharia, propor soluções, elaborar e supervisionar projetos, além de liderar equipes. Nossa proposta é preparar profissionais capazes de implantar e controlar soluções de engenharia em diferentes contextos”, explica a coordenação.
Outro diferencial destacado é o corpo docente, composto exclusivamente por professores doutores, o que reforça a qualidade acadêmica e a excelência na formação dos futuros engenheiros químicos. A abordagem prática e a qualificação da equipe docente tornam o curso uma referência na área.