Moradores estão isolados desde ontem, (09), data em que a licitação para construção da ponte em alvenaria também estava sendo realizada
A forte temporada de chuvas que assola a região de Cantuquiriguaçu causou a destruição, pela cheia do rio São Tomé, da ponte de madeira que dava acesso à comunidade do Bracatinga, no município de Marquinho. A estrutura foi arrastada pelas águas do rio e foi localizada a mais de 300 metros de sua posição original, segundo moradores, presa em uma curva do rio.
O incidente deixa dezenas de famílias isoladas e dificultou a mobilidade local, incluindo o transporte escolar; no entanto, não pegou a administração de surpresa. Embora o incidente tenha agravado a situação na região, a administração municipal já havia identificado a necessidade de uma nova estrutura e iniciado os trâmites para sua substituição antes das chuvas intensas.
Nova ponte de alvenaria
Segundo o prefeito Elio Bolzon Junior, o Juninho, a área onde está localizada a ponte foi incorporada ao município no final de 2023, após alterações nas divisas com Cantagalo. “Desde o início deste ano, já havíamos realizado intervenções nas estradas e cadastrado a ponte no programa de recursos federais. Ontem mesmo (09) foi finalizada a licitação para a construção de uma nova ponte de alvenaria, um investimento de quase R$ 300 mil. A ordem de serviço será emitida nesta semana”, explica o prefeito.
O projeto prevê uma estrutura definitiva de concreto armado, com vigas de alta resistência, para garantir a segurança e durabilidade. Enquanto isso, uma solução emergencial será implantada assim que as chuvas cessarem, com a construção de uma ponte provisória de madeira, permitindo a circulação da comunidade.
Apoio estadual
Ainda segundo o prefeito, essa antecipação reflete o planejamento e a gestão estratégica da prefeitura, que contou com o apoio da Defesa Civil e do deputado federal Sérgio Souza para a liberação dos recursos. “A chuva apenas evidenciou um problema que já estávamos resolvendo. Nossa prioridade é garantir a mobilidade e a segurança das famílias da região”, conclui o prefeito.