Natal: mais curioso do que você imagina
As inovações vão dês de o dia de origem da festividade até a quantidade de tempo em que se comemorava
O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo, com uma rica história cheia de tradições religiosas e seculares. Embora a data seja marcada pelo nascimento de Jesus Cristo, muitos aspectos dessa celebração são cercados de curiosidades e fatos curiosos que nem todos conhecem. A seguir, listamos 10 dessas curiosidades que ajudam a entender o verdadeiro significado e as origens do Natal.
1. Nascimento de Jesus
Embora o calendário ocidental tenha sido estruturado em torno do nascimento de Jesus, estudos históricos indicam que ele provavelmente nasceu entre 6 a.C. e 4 a.C., em razão do reinado de Herodes, que morreu em 4 a.C.
Embora o 25 de dezembro seja a data tradicionalmente comemorada, os estudiosos não sabem exatamente quando Jesus nasceu. A escolha dessa data pela Igreja Católica foi, na verdade, uma estratégia para contrapor as festividades pagãs que ocorriam em torno do solstício de inverno.
2. A primeira menção ao Natal data do século IV
O Natal foi oficialmente comemorado pela primeira vez em 25 de dezembro no século IV, com registros no Cronógrafo de 354, um calendário feito por Fúrio Dionísio Filócalo.
3. Os Reis Magos não eram reis
Embora a tradição os tenha atribuído o título de “reis”, a Bíblia apenas menciona que eles eram magos ou sábios, provavelmente astrônomos, e não monarcas.
4. O Presépio foi fundado por São Francisco de Assis
A tradição de montar o Presépio, que representa o nascimento de Jesus, foi iniciada por São Francisco de Assis no século XIII, na Itália, com o objetivo de ensinar os cristãos sobre o nascimento de Cristo.
5. A Árvore de Natal tem origens pagãs
A Árvore de Natal, símbolo tão presente nas celebrações, tem raízes nas tradições pagãs, particularmente os festivais nórdicos que celebravam o Yól (Yule), uma celebração do solstício de inverno.
6. A Árvore de Natal moderna surgiu no século XV
Embora a Árvore de Natal como a conhecemos tenha surgido na Europa medieval, não se sabe ao certo qual cidade foi a primeira a montar uma, com diversas localidades reivindicando esse título.
7. Papai Noel remonta a um santo católico
A figura moderna de Papai Noel é inspirada em São Nicolau, um bispo do século IV, conhecido por sua generosidade e por presentear os pobres, especialmente crianças.
8. A imagem do Papai Noel foi criada pela Coca-Cola
A popular imagem do Papai Noel com roupa vermelha e barba branca foi popularizada pela Coca-Cola nas décadas de 1920 e 1930, como parte de sua campanha publicitária para as festas de fim de ano.
9. A Missa do Galo foi criada no século V
Tradicionalmente celebrada à meia-noite da véspera de Natal, a Missa do Galo foi instituída por Papa Sisto III no século V. Alguns historiadores, no entanto, atribuem sua criação a São Telésforo no século II.
10. O Natal medieval durava 12 dias
Durante a Idade Média, o Natal era o feriado mais longo da Europa, com celebrações que duravam 12 dias, desde a véspera de Natal, em 24 de dezembro, até o Dia da Epifania, em 6 de janeiro. Esse período era repleto de banquetes, festividades, jogos e diversas missas, reunindo tanto ricos quanto pobres.