Castrapet Paraná chega a Laranjeiras na próxima segunda-feira (13)

A ação atenderá mais de 100 animais, sendo gatos e cachorros. Além disso, há 22 cadastros extras para substituição em caso de desistência

O programa ‘Castrapet Paraná’, reconhecido pela excelência em promover o controle populacional de cães e gatos, desembarca pela primeira vez em Laranjeiras do Sul. A ação, parte do quarto ciclo do evento no estado, contempla o município entre os 176 atendidos durante os meses de novembro a fevereiro. A iniciativa, que acontece na próxima segunda-feira (13), é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT) e a prefeitura de Laranjeiras do Sul, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Controle e organização
Com 108 inscrições confirmadas, o programa atenderá a uma distribuição igualitária entre felinos e caninos, machos e fêmeas, reservando 25% das vagas para cada categoria. Além disso, 22 cadastros extras estão disponíveis para substituições em caso de desistências ou inaptidões durante a triagem realizada pela equipe de veterinários.
O veterinário Jean Bertuol, responsável pela organização local do Castrapet, destacou o sucesso das inscrições, que tiveram início no dia 2 de janeiro. “A procura foi intensa desde o primeiro dia. Hoje, faltando poucos dias para o encerramento das inscrições, restam apenas algumas vagas. Isso demonstra a boa aceitação e o impacto positivo do evento na comunidade”, afirmou Bertuol.
As inscrições encerram hoje (10), na secretaria de Agricultura.

Famílias de baixa renda e animais de rua
O programa tem como prioridade beneficiar tutores de baixa renda, além de animais resgatados e adotados por protetores independentes. “Uma parte significativa das vagas é destinada aos animais de rua, reforçando o papel dos protetores independentes, que têm contribuído ativamente para o sucesso desta ação”, ressaltou o veterinário.

Estrutura e logística
A castração será realizada ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na rua J.F. Kennedy, que será interditada entre o CRAS e o Fórum. A partir das 8 horas, equipes atenderão os animais em baterias organizadas por espécie e gênero. Essa divisão garante eficiência e segurança no procedimento cirúrgico.
Bertuol também elogiou o apoio da prefeitura e do prefeito Jaison Mendes, além da secretaria de Saúde e Agricultura. “A infraestrutura necessária foi garantida, e isso nos deixa muito otimistas para realizar este evento com qualidade e excelência”, afirmou.

Impacto social e ambiental
Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Paraná para promover o desenvolvimento dos municípios paranaenses, o programa terá investimento nesta etapa de R$ 9,6 milhões. Ao fim deste ciclo, o Castrapet Paraná terá atendido mais de 107 mil animais de 324 municípios (81% do Estado) desde que foi implementado pela secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A proposta contempla exclusivamente pets da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes.
Jean destaca, por fim, que o Castrapet é reconhecido por trazer benefícios tanto à saúde pública quanto ao meio ambiente, ao controlar a reprodução desenfreada de cães e gatos. “Este é um passo importante para o município, que se junta às demais cidades atendidas pelo programa estadual, promovendo conscientização e responsabilidade entre tutores e a comunidade em geral”, disse ele.

Além de Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu também será contemplado pelo projeto na terça-feira (14).