Dengue: 300 caçambas são distribuídas para mutirão em Laranjeiras

As coletas acontecerão nos bairros Cristo Rei, Palmeiras e Vila Industrial, neste final de semana. Até o momento, 27 casos foram confirmados

Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a prefeitura de Laranjeiras do Sul está promovendo um mutirão de limpeza. Para isso, cerca de 300 caçambas foram espalhadas pela cidade para que os moradores possam descartar entulhos e outros materiais inservíveis. 
As coletas acontecerão a partir de hoje (14) e se estendem até o domingo (16),abrangendo diferentes pontos da cidade. Confira os locais que receberão as caçambas: 
Bairro Cristo Rei 
Rua Alberto Schinaider Fausto 
Rua Raimundo Aires de Oliveira 
Rua Francisco Mierzva x Ver. Silvindo Perachi 
Loteamento Paris 
Rua das Canafístulas no BH 
Rua Ver. Jorge Pio Gonçalves (atrás da AABB) 
Rua Ver. Balbino Benvenutti x Tadeu Folda 

Bairro Palmeiras: 
Rua Brasília 
Rua dos Piriquitos 
Rua Brasília (próximo à Escola José Bonifácio) 
Vila Industrial: 
Rua Urceni Machado x Alcides Alves Ferreira 
Rua Edwin Sobzaki x Antonia Oliveira Xavier 
Rua José G Araújo 
Avenida Dalmo Putini (próximo ao Mariano Atacadista) 
O diretor da Vigilância e Saúde, Luiz Gonzaga Zeferino Alves Júnior, reforça a importância da participação popular. “Isso é uma grande ação, então precisamos que a população nos ajude. Estamos com um fator de baixo risco por enquanto, mas queremos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão até as residências para orientar e esclarecer dúvidas”, afirma. 
Situação atual 
Atualmente, a cidade registra 27 casos confirmados de dengue, sendo 13 deles na área da Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu, onde há maior concentração da doença. 
A coordenadora dos Agentes de Endemias, Deocleia Siqueira dos Santos, destaca a continuidade das ações. “Vamos iniciar no final de semana e seguir por toda a semana. Com os casos aumentando, contamos com a população para acelerar essa eliminação. Lembrando que há a lei da multa para quem não cumprir as ordens de prevenção”, comentou. 

Sintomas da Dengue 
É fundamental que a população fique atenta aos sintomas da dengue, que podem incluir febre alta repentina, dores intensas no corpo e articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos e cansaço extremo. Caso apresente algum desses sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. 
Denúncias e orientações 
Para denunciar possíveis focos do mosquito ou tirar dúvidas sobre a dengue, a população pode entrar em contato pelo telefone (42) 3635-7595. Essa mobilização depende de todos! Faça sua parte para manter Laranjeiras do Sul livre da dengue.