Propriedade de Cantagalo conquista certificado livre de brucelose e tuberculose

O título, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o primeiro no município e o terceiro da regional

Na quinta-feira (11), autoridades regionais ligadas ao setor agrícola se reuniram em Cantagalo para a entrega de um Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose a produtores locais. O evento, que contou com a presença do Chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em Guarapuava, Celso Fernando Dias Doliveira, e do Chefe da Regional da secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Guarapuava, Arthur Bittencourt Filho, entre outros representantes, destacou a importância da sanidade animal para a competitividade pecuária nacional.

Pncebt

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pncebt), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi citado como uma iniciativa crucial para a redução do impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal. A introdução da vacinação obrigatória das bezerras bovinas e bubalinas em todo o país, juntamente com estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas, têm sido fundamentais nesse processo.

Processo

“Para obter o certificado, os produtores devem passar por um processo de certificação que envolve a assistência de um médico veterinário habilitado pelo programa, o teste de todo o rebanho para as duas enfermidades e a eliminação dos animais reagentes positivos”, explicou Marcelo Bellettini, Engenheiro de alimentos do IDR-PR, durante o evento. “A certificação, realizada pelo Mapa em conjunto com a Adapar, é válida em todo o território nacional e requer revalidação anual”, acrescentou.

Importância

Durante o evento, Márcia Maria Zago, representante da Adapar, expressou sua satisfação com a entrega do certificado, destacando o compromisso com a sanidade animal. “Uma grande honra estarmos aqui hoje representando a Adapar, da Regional de Guarapuava, sendo esta propriedade a primeira propriedade do município do Cantagalo”, declarou.

O secretário de Agricultura Gladimir Becker também enfatizou a importância do marco para o município, ressaltando os esforços da secretaria para melhorar as condições das pequenas propriedades e aumentar a renda dos produtores rurais. “Para nós da agricultura do município, para o prefeito, isso é um orgulho muito grande”, afirmou Becker.

Satisfação

Solange Liller, proprietária da fazenda Tia Nena, expressou sua alegria e orgulho por receber a certificação, tornando sua propriedade a terceira dentro da regional a alcançar esse feito. “Dizer que para nós é uma alegria, uma satisfação muito grande. Ter recebido essa certificação é um orgulho também, porque nós estamos representando o terceiro município dentro da regional que hoje conseguiu ter o certificado de livre de tuberculose brucelose”, disse.