Chuva atrasa plantio do milho no Paraná e impede finalização da colheita da safrinha

As regiões que ainda não finalizaram suas atividades são Londrina (99%), Cornélio Procópio e Paranavaí (98%), Ivaiporã (95%) e Jacarezinho (85%)

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.

O relatório semanal apontou que 99% das lavouras da segunda safra já foram colhidas no estado, porém os 100% da área está em maturação.

As regiões que ainda não finalizaram suas atividades são Londrina (99%), Cornélio Procópio e Paranavaí (98%), Ivaiporã (95%) e Jacarezinho (85%).

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 74% das lavouras como em boas condições, 23% em médias e 3% em ruins.

Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho, com 47% da área já semeada, com 43% das lavouras em germinação e 57% já em desenvolvimento vegetativo. No total, o estado deve cultivar 406.446 hectares.

Cidades mais adiantadas

As localidades mais adiantadas no plantio são Francisco Beltrão (95%), Ponta Grossa e Toledo (80%), Pato Branco (77%) e Laranjeiras do Sul (73%).

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que restam poucas áreas para a conclusão da colheita nas regiões Norte e Noroeste, mas os trabalhos foram interrompidos devido à chuva.

Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, a colheita chegou ao final com produtividades abaixo das esperadas. Por outro lado, as áreas de verão estão se desenvolvendo bem e o plantio deve ser finalizado nas próximas semanas.

Na região Sul, o excesso de chuvas impediu o andamento do plantio do milho primeira safra, o que pode comprometer a janela ideal de semeadura.