Nota Fiscal Fácil facilita emissão de documentos fiscais para produtores rurais no Paraná

O objetivo do aplicativo é simplificar a vida dos contribuintes paranaenses que produzem e comercializam produtos primários

Desde março de 2022, a Receita Estadual iniciou a operação do aplicativo Nota Fiscal Fácil no Paraná, visando facilitar a emissão de documentos fiscais para produtores rurais do estado. Até o momento, já foram emitidas 15,8 mil notas fiscais por 380 produtores rurais utilizando a ferramenta.

Objetivo

O objetivo do aplicativo é simplificar a vida dos contribuintes paranaenses que produzem e comercializam produtos primários, permitindo que a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica seja realizada mesmo em regiões sem sinal de internet. A maioria dos campos do aplicativo é preenchida automaticamente, graças ao cadastramento prévio de vários dados pela Receita Estadual.

Desenvolvimento

Desenvolvido no Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), em parceria com a secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul e Companhia de Tecnologia da Informação do RS (Procergs), o aplicativo também possibilita a emissão de documentos fiscais para quem trabalha como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e para produtores da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV), nas operações de saídas internas.

Download

Disponível para dispositivos móveis, o aplicativo pode ser encontrado nas lojas da Google e da Apple. Para utilizá-lo, é necessário acessar a loja de aplicativos do celular e digitar ‘NFF APP’. Será necessário criar uma conta no ‘Login Cidadão’ na plataforma ‘e-gov’, informando os dados.

Esse cadastro é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acesso a carteira de habilitação digital (se já tiver, use a mesma senha). Após o cadastramento, é possível emitir os Documentos Fiscais direto no APP Nota Fiscal Fácil.

Além do Paraná, o aplicativo já está em uso nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal. Com a adesão de mais estados, espera-se que mais produtores rurais possam se beneficiar da ferramenta, agilizando e simplificando a emissão de documentos fiscais e contribuindo para a regularização do setor.