Potencializa Jovem Coprossel: projeto da cooperativa investe na capacitação de jovens no Agronegócio

Mais de 20 estudantes cooperados e filhos de cooperados, com idade de 15 a 29 anos, iniciaram a trajetória do curso que deve transcorrer até o final de 2023

Na última segunda-feira (10), a Coprossel iniciou sua nova turma do programa ‘Potencializa Jovem Coprossel’. Mais de 20 jovens cooperados e filhos de cooperados, com idade de 15 a 29 anos, iniciaram a trajetória do curso que deve transcorrer até o final de 2023.

De acordo com o presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, a cooperativa está constantemente investindo em capacitação em seu quadro social. “Temos visto que a busca pelo conhecimento e investimento nas pessoas gera resultados econômicos e sociais. Temos muitos exemplos próximos de nós que percebemos que o conhecimento aliado ao trabalho sério traz resultados pessoais, para a cooperativa e na sociedade”, disse Paulo em sua recepção aos jovens.

Para um dos participantes da primeira turma (2019), Gabriel de Lima, morador de Nova Laranjeiras e também na nova turma, o curso possibilitou muito aprendizado. “Aprendemos desde administração da propriedade até sobre relacionamento com a família e na faculdade. Este curso é uma grande oportunidade que estamos aproveitando”, disse Gabriel.

Segundo Milena Palaoro, de Porto Barreiro, o destaque do curso é o aprendizado sobre relacionamento entre as pessoas, apresentação em público e administração de conflitos. “Com o curso de 2023 que iniciamos agora, espero reavivar esses assuntos e aguardo as novidades para essa edição. É muito importante para nós esse incentivo nos estudos e especializações, assim estaremos mais capacitados para as oportunidades que surgirem”, diz Milena.

Potencializa Jovem Coprossel’

O projeto é uma parceria da Cooperativa com o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O objetivo é incentivar a busca por novos conhecimentos visando crescimento pessoal e profissional dos jovens, que devem dar sequência nos negócios da família e também na cooperativa.

No conteúdo programático estão temas como: tendências, novas tecnologias e oportunidades do agronegócio; poder do autoconhecimento e da autogestão; projetos sustentáveis na propriedade; administração financeira e sucessão familiar; liderança cooperativa e comportamento empreendedor; comunicação assertiva e oratória; sucessão familiar, administração de conflitos e desafios da convivência familiar e na cooperativa. No decorrer do curso, os participantes desenvolverão projetos com aplicação dos conhecimentos adquiridos.