Você sabe o que plantar em setembro? Entenda quais cultivos são ideais para o mês

Na região Sul, as culturas que se desenvolvem bem são: abobrinha, agrião, alface, almeirão, beterraba, cebolinha, chuchu, coentro, espinafre, gengibre, inhame, jiló e melancia

Setembro é um mês favorável para o cultivo de diversas culturas em todas as regiões do país. O clima equilibrado dessa época do ano permite o plantio tanto de frutas e hortaliças que preferem temperaturas mais amenas quanto daquelas que se desenvolvem melhor com a chegada do calor. Na região Sul, de acordo com o Globo Rural, praticamente todas as culturas podem desenvolvem bem, são elas: abobrinha, agrião, alface, almeirão, beterraba, cebolinha, chuchu, coentro, espinafre, gengibre, inhame, jiló e melancia.


Algumas opções de hortifrútis
Abóbora:
A abóbora se desenvolve bem em temperaturas elevadas, mas também tolera climas amenos (entre 15° e 25°C). Ela prefere dias com menor exposição ao sol e não resiste a geadas. Recomendada para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a abóbora também pode ser cultivada no Sul, desde que plantada no final de setembro, quando a chance de geadas é mínima.
Abobrinha: Similar à abóbora, a abobrinha é colhida ainda verde. Ela pode ser semeada diretamente no solo ou em bandejas para transplante, embora seja sensível a esse processo. É importante evitar o excesso de água no solo. Indicada para as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Alface: Alface de inverno pode ser colhida cerca de dois meses após o plantio. As raízes são sensíveis ao transplantio e ao excesso de água. Está disponível em versões verde e roxa e pode ser plantada em todas as regiões.
Chuchu: Planta trepadeira rica em fibras, vitaminas e minerais. O plantio é feito com o fruto brotado, sem enterrá-lo completamente. O chuchu requer solo bem drenado e muita água. Indicado para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Coentro: Condimento da mesma família da cenoura e salsa, é tolerante à acidez do solo e não resiste ao frio. Pode ser plantado em todas as regiões.
Espinafre: O espinafre da Nova Zelândia, comum no Brasil, é plantado em bandejas para posterior transplante. Suas folhas devem ser colhidas antes do florescimento. Indicado para as regiões Sul e Sudeste.
Gengibre: Planta que pode alcançar 1,20 metro de altura, seus rizomas são usados tanto para plantio quanto para consumo. Prefere solos arenosos e ricos em matéria orgânica. Indicado para todas as regiões.
Inhame: Rico em carboidratos e vitaminas do complexo B, é plantado sobre leiras e colhido quando as folhas ficam amarelas e os ramos secos. Também conhecido como cará em algumas regiões. Indicado para as regiões Sul, Sudeste e Norte.
Pepino: Necessita de abelhas para polinização, embora existam cultivares autopolinizáveis. Adaptável a solos arenosos e ricos em matéria orgânica, pode ser plantado em todas as regiões.
Pimenta: Arbusto que produz frutos de sabor picante. Prefere solos bem drenados e é sensível a baixas temperaturas, que podem causar queda de frutos. Pode ser plantado em todas as regiões.
Salsa: Variável em formato de folhas, a salsa prefere solos úmidos e bem drenados. A germinação é lenta, mas pode ser acelerada deixando as sementes de molho na água. Indicada para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Taioba: Com folhas e tubérculos comestíveis, a taioba é rica em vitamina A, cálcio e fósforo. É uma planta rústica e não muito exigente em adubação, podendo ser plantada em todas as regiões.